Como pagar o imposto do fundo imobiliário?

Índice

Como pagar o imposto do fundo imobiliário?

Como pagar o imposto do fundo imobiliário?

Para sempre recolher o imposto de forma correta, é fundamental que você mantenha o controle dos valores de aquisição e venda das cotas dos seus fundos. O recolhimento deve ser feito por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF, que pode ser emitido pelo programa Sicalc, da Receita Federal.

Quando preciso pagar DARF fundo imobiliário?

Em fundos imobiliários, há incidência de Imposto de Renda na venda de cotas quando a operação gera lucros ao investidor. Sempre que esse tipo de transação ocorre, o investidor deve emitir o DARF e quitá-lo até o último dia útil do mês seguinte ao da apuração.

O que é DARF fundos imobiliários?

O DARF é um documento utilizado para a dedução e pagamento dos impostos em operações realizadas em bolsa (ações, opções, fundos imobiliários, contratos futuros, entre outros).

Como funciona o imposto de renda em fundos imobiliários?

Se você aproveitou o crescimento do mercado de FIIs e adquiriu cotas em algum dos ativos disponíveis, agora deve estar curioso para entender como funciona o imposto de renda em fundos imobiliários.

Como declarar corretamente o fundo imobiliário no ir?

O primeiro passo para declarar corretamente o fundo imobiliário no IR é consultar o informe de rendimentos enviado pelo administrador do fundo via Correios. Observação: Caso não tenha recebido o informe de rendimento, vá até o site da B3 para verificar o nome do administrador.

Qual a isenção de renda em fundos imobiliários?

A isenção de imposto de renda em fundos imobiliários é válida somente para a distribuição de rendimentos, nunca para os ganhos com a venda das cotas. Esses rendimentos são depositados periodicamente na conta do cotista e em geral se referem aos aluguéis recebidos pelos fundos.

Por que os fundos de investimentos devem aparecer no imposto de renda?

Anualmente os fundos costumam enviar um demonstrativo com o valor total de rendimentos isentos e não tributáveis recebido no ano anterior, o que ajuda no preenchimento dessas informações. Por fim, chegamos ao terceiro e último campo no qual os fundos de investimentos imobiliários devem aparecer no imposto de renda.

Postagens relacionadas: