Como alimentar uma pessoa com sonda nasogástrica?

Índice

Como alimentar uma pessoa com sonda nasogástrica?

Como alimentar uma pessoa com sonda nasogástrica?

A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.

Quem usa sonda pelo nariz pode comer pela boca?

Não. O recurso é utilizado exclusivamente durante o período em que o paciente não consegue ou não quer se alimentar pela boca. Assim que o hábito voltar ao normal, a sonda alimentar pode ser removida pelo médico responsável pelo acompanhamento da condição.

Quando a pessoa se alimenta por sonda?

A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.

Quanto tempo vive uma pessoa com sonda?

O tempo de uso da gastrostomia é indeterminado. Tenho pacientes que usam ou usaram a gastrostomia por muitos anos, como exemplo um paciente que usa há cerca de 6 anos. O que é importante é que a sonda deve ter cuidados constantes que espero que você tenha recebido.

Qual o material necessário para alimentar uma sonda?

Material necessário para alimentar por sonda. Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).

Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?

A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia. Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.

Por que a sonda passa pela garganta?

Assim que a sonda passa pela garganta e entra no esôfago, ela pode ser facilmente deslizada para o estômago ou para o intestino delgado. Os médicos, às vezes, fazem exames, como uma radiografia do abdômen, para garantir que a sonda foi colocada corretamente.

Por que uma sonda pode ser infectada?

Como resultado, a membrana que reveste o espaço pode tornar-se infectada, uma infecção grave chamada peritonite. Fórmulas grossas ou pílulas podem bloquear uma sonda. Às vezes, os médicos podem dissolver o bloqueio, adicionando certas enzimas ou substâncias formuladas para desintegrar os alimentos. As sondas, muitas vezes, saem acidentalmente.

Postagens relacionadas: