Estou recebendo muitas ligações de cobrança?
Índice
- Estou recebendo muitas ligações de cobrança?
- Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?
- O que fazer quando me ligam cobrando outra pessoa?
- O que fazer quando um número não para de ligar?
- Sou obrigado a atender ligações de cobrança?
- Quando a cobrança é abusiva?
- Como processar empresa que não para de ligar?
- Qual o horário que se pode fazer cobrança?
- Como bloquear as ligações de cobrança?
- Como é preciso suportar a cobrança de dívidas?
- Como é possível impedir ligações de bancos para cartão de crédito?
- Qual o número de ligações que solicitou para ligar?
Estou recebendo muitas ligações de cobrança?
As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.
Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?
As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).
O que fazer quando me ligam cobrando outra pessoa?
Em primeiro lugar, seria o contato com o Procon, apresentando uma reclamação contra a empresa. Em segundo lugar, você pode entrar com uma ação contra a empresa, para que parem de entrar em contato, junto à indenização pelos danos morais causados.
O que fazer quando um número não para de ligar?
Para fazer a denúncia, basta enviar o número do celular com DDD para 7726, o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA. O envio da mensagem é gratuito. Nos nossos testes, o serviço funcionou com sucesso nas quatro grandes operadoras móveis, Claro, Oi, TIM e Vivo.
Sou obrigado a atender ligações de cobrança?
Nenhum consumidor é obrigado a suportar este incômodo, tanto em casos de dívidas quitadas quanto em situações de pendências financeiras. Afinal, mesmo se alguém estiver inadimplente, a empresa não pode insistir na cobrança de modo que leve ao constrangimento ou incômodo.
Quando a cobrança é abusiva?
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) conceitua a cobrança abusiva como aquela em que o fornecedor faz ameaças, constrange o devedor física ou moralmente para que pague o valor.
Como processar empresa que não para de ligar?
Como pedir o bloqueio das ligações de telemarketing O Procon classifica como ações de telemarketing todo serviço que oferece ou faz publicidade por ligações telefônicas. Então, para pedir o bloqueio do seu número, acesse o site do Procon do seu estado ou ligue no atendimento deles.
Qual o horário que se pode fazer cobrança?
As empresas que quiserem cobrar clientes inadimplentes têm agora horário estipulado por lei. As ligações não podem ser feitas após as 20h durante a semana e depois das 14h aos sábados. As cobranças por telefones estão proibidas nos domingos e feriados. Quem desrespeitar pode ser multado em até R$ 7,2 milhões.
Como bloquear as ligações de cobrança?
Agora saiba como bloquear as ligações de cobrança 1 Informe o seu DDD e número de telefone 2 Escolha também as provedoras que não quer mais que te perturbe 3 Ative a opção “Não sou um robô” e cadastre seu telefone 4 Por último, imprima ou salve o comprovante do bloqueio More ...
Como é preciso suportar a cobrança de dívidas?
Não é preciso suportar o número excessivo de ligações que muitas empresas de cobrança fazem, porque essa é uma atitude que vai contra a legislação de defesa do consumidor. Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado.
Como é possível impedir ligações de bancos para cartão de crédito?
Agora, o serviço foi expandido e também permite impedir ligações de bancos para ofertas de empréstimos e cartão de crédito. Fazem parte da iniciativa o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Santander e outros. Após o cadastro, as empresas e correspondentes bancários têm o prazo de 30 dias para parar com as ligações.
Qual o número de ligações que solicitou para ligar?
Peça número de protocolo do atendimento para ter provas de que solicitou que parassem de ligar. Caso as ligações persistam procure gravar a chamada. Para provar as ligações indevidas peça para a companhia telefônica a discriminação das ligações realizadas para o seu número.