O que fazer para parar de se comparar com os outros?

Índice

O que fazer para parar de se comparar com os outros?

O que fazer para parar de se comparar com os outros?

Confira 3 dicas para ser mais produtivo e parar de se comparar aos demais:

  1. Compare-se a si mesmo.
  2. Limite sua exposição às redes sociais.
  3. Encare o sucesso alheio como forma de inspiração, e não de comparação.

Por que não devemos nos comparar com os outros?

Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.

O que é se comparar com os outros?

Comparar-se aos outros significa comparar o que vê nos outros com o que sabe sobre si mesmo. As coisas sempre parecem melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Além disso, essas versões nunca são a versão completa.

Como lidar com a comparação?

Evite julgamentos. As diferenças precisam ser respeitadas, uma vez que é impossível saber a capacidade do outro de lidar com os problemas. Talvez tenha sido fácil para você superar o término de um relacionamento, por exemplo, mas isso não é motivo para diminuir aqueles que não conseguem. Fuja dessa armadilha.

Como não se sentir inferior a outras mulheres?

Dicas para superar o complexo de inferioridade

  1. Pare de se comparar. A comparação nunca é positiva e não vai fazer você se sentir melhor. ...
  2. Mude o foco. Ninguém é perfeito. ...
  3. Valorize suas conquistas. ...
  4. Tenha autoconhecimento. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Porque as pessoas comparam?

Motivos pelos quais as pessoas nos comparam com os outros. A teoria da comparação social, enunciada pelo psicólogo social Leon Festinger em 1954, aponta algo interessante. Quando uma pessoa fica sem pistas óbvias sobre a sua eficácia, valor ou características, ela volta sua atenção para aqueles ao seu redor.

Quais são os tipos de comparação?

metáfora. metonímia. catacrese. perífrase (ou antonomásia)

Como você consegue se comparar com outros?

Resistir ao impulso de se comparar com os outros é difícil, mas no final das contas, é você quem controla sua vida. Você é responsável pelas escolhas que guiarão sua vida em uma determinada direção e deve tomar as melhores decisões para si mesmo, e não para qualquer outra pessoa.

Como comparar consigo mesmo?

Se for para comparar, no máximo, se permita comparar consigo mesmo. Com o que você consegue fazer hoje, com a sua experiência de vida, com o seu passado. Mas até nisso é importante ter cuidado e saber reconhecer que o tempo provoca situações que nem sempre permitem este tipo de comparação.

Como você usa a comparação com outra pessoa?

Se você utiliza a comparação com uma outra pessoa, seja com um irmão ou irmã, amigo ou amiga, esposa ou marido, namorada ou namorado, colega de escola ou trabalho, é muito recomendável que você pare de fazer isso o quanto antes. Como disse, se comparar só vai criar um sentimento, ilusório veja bem, de que você é inferior ou superior.

Como você se sente em relação à comparação?

Pense em como você se sente em relação à comparação e anote todos os pensamentos e sentimentos que vierem à mente. Por exemplo, talvez você se sinta deprimido porque está com inveja do carro novo de alguém e ainda dirija o mesmo carro velho de sempre. Tente descobrir quando o comportamento comparativo teve início.

Postagens relacionadas: