Quando devo parar de tomar fluoxetina?

Índice

Quando devo parar de tomar fluoxetina?

Quando devo parar de tomar fluoxetina?

Apenas o tempo de uso da medicação não é informação suficiente para qualquer tipo de avaliação deste tipo. É necessária uma avaliação extensiva sobre o seu caso, sua resposta à medicação nesses últimos 7 anos. Há a possibilidade de ter indicação de suspender medicação, mas apenas mediante consulta psiquiátrica.

O que acontece se parar de tomar fluoxetina de uma vez?

Quando a interrupção do uso da fluoxetina é feita de forma abrupta, o paciente terá de lidar, por algum tempo, com sintomas desagradáveis, como os abaixo descritos: Tontura. Dor de cabeça. Alterações de sono.

Como é feito o desmame do fluoxetina?

No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.

Como parar o fluoxetina?

A interrupção abrupta do tratamento deve ser evitada. Ao suspender o tratamento com Cloridrato de Fluoxetina, a dose deve ser gradualmente reduzida em um período de pelo menos 1 a 2 semanas com o objetivo de minimizar os sintomas de descontinuação.

Quanto tempo dura o tratamento com fluoxetina?

Em media grosseira, os tratamentos ficam entre 6-24 meses, podendo algumas pessoas necessitar por períodos mais longos. Todo medicamento controlado precisa de reavaliações no mínimo de 3-3 meses.

Como se faz o desmame de um medicamento?

O desmame consiste em uma redução gradual da dose para minimizar os efeitos da descontinuação do remédio. Uma das estratégias é o uso da apresentação em gotas, que facilita a redução da dose ao longo de dias ou semanas. Lembre-se que esse processo tem que ser orientado e acompanhado pelo seu médico.

Quais os efeitos de fluoxetina?

Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.

Como funciona a fluoxetina?

A Fluoxetina é um antidepressivo usado no tratamento da depressão, transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, transtorno do pânico e da bulimia nervosa. No organismo, este medicamento é responsável por fazer a recaptação da serotonina, uma substância que melhora o bem-estar, controla o humor e estimula a sensação de prazer.

Quanto tempo você pode tomar fluoxetina?

Caso você tenha tomado fluoxetina por pouco tempo, como de seis a 12 semanas, ou se estiver com uma dose baixa de manutenção (como 20 mg por dia), o médico pode até pular o desmame. Fique atento ao cronograma do desmame. Anote todas as datas e as dosagens para não se esquecer das recomendações do médico.

Como tratar a abstinência de fluoxetina?

Tratamento para a abstinência de Fluoxetina A melhor forma de tratar o efeito rebote da Fluoxetina é voltar a administrar o medicamento que foi interrompido. Ao fazer isso, a pessoa percebe melhoras no seu estado em apenas 24 horas.

Por que a fluoxetina não é culpada?

Neste caso, a Fluoxetina não é culpada, o inicio do tratamento é um pouco difícil porquê o medicamento só faz efeito verdadeiramente após os primeiros 15 dias, sendo assim, muitos abandonam o tratamento dado as semanas iniciais não resultarem em melhora no quadro depressivo ou ansioso.

Postagens relacionadas: