Como transferir a aposentadoria do falecido para a viúva?

Índice

Como transferir a aposentadoria do falecido para a viúva?

Como transferir a aposentadoria do falecido para a viúva?

Desta forma, para que o cônjuge receba pensão vitalícia após a introdução da lei acima mencionada, são necessários três requisitos:

  1. que o falecido tenha realizado ao menos 18 (dezoito) contribuições para a Previdência Social;
  2. que na época do óbito o cônjuge estivesse casado ao menos há 02 (dois) anos com o falecido;

Como fazer para transferir a aposentadoria do cônjuge que morreu?

Comunicação do falecimento Não é preciso informar o INSS do falecimento, pois o próprio cartório que emite a certidão de óbito já é obrigado a comunicar os órgãos públicos do falecimento do cidadão. Dessa forma, é possível já entrar diretamente com o pedido de pensão por morte.

Quando o cônjuge tem direito a aposentadoria do falecido?

De acordo com a Previdência, considera-se dependentes o cônjuge, ou companheiro, os filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, os pais e também os irmãos. Cônjuges e filho tem presunção de dependência, ou seja, basta que comprovem a relação com o segurado/aposentado que faleceu.

Como alterar a aposentadoria de viúvas no INSS?

Aposentadoria de mulheres e pensão de viúvas no INSS com as alterações. O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (11), durante sessão para votação dos destaques ao texto da reforma da Previdência, uma emenda que altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões.

Como receber a aposentadoria no exterior?

Para receber aposentadoria no exterior, existem duas possibilidades: receber diretamente no exterior caso o aposentado esteja em um país que mantém acordo previdenciário com o Brasil ou emitir uma procuração e deixar com alguém de confiança para que essa pessoa receba o dinheiro no Brasil e transfira para a conta estrangeira do aposentado.

Qual o valor da aposentadoria para cada dependente?

Para quem já era aposentado: a pensão será de 50% do valor da aposentadoria mais 10% para cada dependente, limitada a 100%. Uma viúva ou um viúvo sem outros dependentes, por exemplo, receberá 60%. Se são dois dependentes, o valor sobe para 70%, e se três, pula para 80%, até o limite de 100% para cinco ou mais dependentes.

Qual a idade mínima para requerer a aposentadoria?

Ou seja, uma mulher que contribuísse por mais de 15 anos e menos de 20 não teria acréscimo no valor do benefício. Com a emenda aprovada, continua a exigência de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para a mulher requerer a aposentadoria.

Postagens relacionadas: