Como passar do sensível ao inteligível?

Índice

Como passar do sensível ao inteligível?

Como passar do sensível ao inteligível?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.

O que é dialética platônica o mundo sensível e mundo inteligível?

É nessa perspectiva que surge, nos escritos platônicos, a definição de “dialética”, como ponte entre os mundos sensível e inteligível, entre as sensações e as ideias, capaz de conduzir o homem ao verdadeiro Bem.

Qual é o método de Platão?

Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.

Como Aristóteles lida com a questão da separação proposta por Platão entre mundo sensível e o mundo inteligível?

-O que Aristóteles rejeita em Platão é a inter-pretação dessa diferença como separação e a conseqüente duplicação da realidade em dois mundos, o que faz do processo de conhecimento uma ascensão metódica do mundo sensível ao mundo inteligível e, no limite, o abandono dos conteúdos sensíveis em prol da intuição das ...

O que é viver no mundo sensível?

Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.

Qual a relação entre o mundo sensível e o mundo inteligível?

Para Platão a teoria das ideas, ou mesmo, chamou o mundo sensível e inteligível, para ele o mundo sensível está relacionado ao que nós enxergamos, sentimos e que isso não era confiável e levaria ao engano, e o mundo inteligível séria o mundo das ideias e que poucos conseguiria chegar nele.

Quais os métodos dialéticos de Platão?

Dentro da dialética de Platão, entre as contradições permitidas estão: opinião x verdade; desejo x razão; interesse particular x interesse universal; e senso comum x filosofia. O pensamento dicotômico que estrutura a epistemologia de Platão tem ligação com a divisão entre alma e corpo.

O que foi a dialética de Platão?

Para Platão, um dos processos da paideia seria a dialética. A dialética, nesse sentido, compreenderia um processo complexo para chegar-se ao conhecimento da verdade, pois ela apresentaria as possíveis contradições em relação à verdade e mostraria o caminho para chegar-se ao conhecimento verdadeiro.

Postagens relacionadas: