Como passar uma frase para o pretérito imperfeito?
Índice
- Como passar uma frase para o pretérito imperfeito?
- Como fica a frase no pretérito o chefe pode indicar seu sucessor?
- Como explicar o pretérito imperfeito?
- Quando se usa o pretérito imperfeito?
- Será que o pretérito é mais perfeito do que os outros?
- Como se constitui o pretérito perfeito?
- Como classificar os verbos no pretérito?
- Por que o pretérito perfeito afasta-se do presente?
Como passar uma frase para o pretérito imperfeito?
Frases com verbos no pretérito imperfeito do indicativo
- Eu fazia patinação artística quando era criança.
- Eu comia um sorvete todos os domingos com minha avó.
- Ele estudava francês e alemão, mas agora só estuda alemão.
Como fica a frase no pretérito o chefe pode indicar seu sucessor?
Pretérito perfeito: O chefe pôde indicar seu sucessor. Pretérito imperfeito: O chefe podia indicar seu sucessor. Pretérito mais que perfeito: O chefe pudera indicar seu sucessor.
Como explicar o pretérito imperfeito?
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
Quando se usa o pretérito imperfeito?
Os tempos verbais O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.
Será que o pretérito é mais perfeito do que os outros?
Seria porque ele é mais perfeito do que os outros? A resposta é não. O pretérito mais-que-perfeito é mais-que-perfeito porque indica uma ação do passado que aconteceu antes do pretérito perfeito. No pretérito perfeito, a ação acontece em um momento determinado do passado. Observe os exemplos:
Como se constitui o pretérito perfeito?
O pretérito perfeito se constitui de duas formas: a simples e a composta, cada qual com características distintas. Saiba mais ao clicar aqui!
Como classificar os verbos no pretérito?
Aprendemos ainda que os verbos, quando conjugados no pretérito, podem estar no pretérito imperfeito, pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito. Essas divisões do tempo pretérito costumam gerar dúvidas, pois nem sempre sabemos classificar os verbos adequadamente.
Por que o pretérito perfeito afasta-se do presente?
O pretérito perfeito, ora expressando uma ação concluída no tempo, afasta-se do presente, ao contrário do pretérito perfeito composto, que, exprimindo um fato repetido ou contínuo, aproxima-se dele (do presente). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)