Como podemos contrair o tétano?

Índice

Como podemos contrair o tétano?

Como podemos contrair o tétano?

Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

Quanto tempo dura a reação da vacina antitetânica?

Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias.

Qual é o recurso eficaz contra o tétano?

A vacinação é a principal forma de prevenção contra o tétano. Ela é indicada a partir dos 2 meses de vida da criança e há um reforço que deve ser administrado a cada 10 anos. Isso significa, portanto, que a vacina não é exclusivamente infantil, sendo administrada também em adolescentes, adultos e em idosos.

Quais são as sequelas do tétano?

O Tétano pode apresentar complicações sérias como fraturas ósseas, sobretudo em vértebras devido aos espasmos musculares, incapacidade de ventilar e até mesmo parada respiratória. A disautonomia pode causar choque circulatório, hipertensão e arritmias. Outras complicações incluem rabdomiólise e hemorragia digestiva.

O que provoca o tétano?

É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.

Como age a toxina do tétano?

A toxina tetânica bloqueia a liberação de neurotransmissores inibitórios, causando rigidez muscular generalizada com espasmos intermitentes; convulsões e instabilidade autonômica podem ocorrer.

Quantos dias a vacina pode dar reação?

Os efeitos colaterais normalmente aparecem em um período de até 2 dias após a vacinação, e costumam durar por, no máximo, dois dias. Se novos sintomas aparecerem a partir do 4º dia depois da vacinação, procure um médico .

Postagens relacionadas: