Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?

Índice

Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?

Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?

O efeito colateral mais comum é a irritação da vagina, que pode se tornar vermelha e dolorida. A vulva também pode ficar inflamada. A braquiterapia também pode provocar efeitos colaterais similares a radioterapia de feixes externos, como fadiga, diarreia, náuseas, irritação da bexiga e diminuição das taxas sanguíneas.

Como tratar as Radiodermites?

O tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e/ou sistêmicos, antibióticos, oxigenação hiperbárica e, no caso de necrose, enxerto de pele. Assim, o médico responsável indicará os melhores medicamentos para queimadura de radioterapia.

Quanto tempo dura o efeito da braquiterapia?

A braquiterapia é um procedimento ambulatorial, ou seja, não exige que o paciente seja internado para sua realização. As sessões do tratamento costumam durar em torno de 1 hora, com aplicação de anestesia parcial ou total – o efeito de recuperação pode durar até 4 ou 5 horas.

Quais são as vantagens e desvantagens da braquiterapia?

Por ser mais concentrada no local a tratar, a braquiterapia permite o uso de altas concentrações de radiação sem prejudicar as células saudáveis, o que diminui o risco os efeitos colaterais comuns como cansaço, vermelhidão, ressecamento e irritação na pele ou queda de cabelo, por exemplo.

Qual o tempo de duração de uma sessão de radioterapia?

Cada sessão de tratamento normalmente dura de 10 a 20 minutos.

O que não pode comer quando faz radioterapia?

Além de evitar alimentos gordurosos e fritos, é importante evitar os que tem aromas muito intensos, dando preferência aos alimentos secos como torradas, pão, biscoito e alimentos gelados, como fruta deixada na geladeira, gelatina, mingau frio, leite e iogurte frio, frango assado ou cozido.

Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?

Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são: Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes.

Por que é comum sentir dor depois da manutenção do aparelho?

Por que é comum sentir dor depois da manutenção do aparelho? Não há dúvidas sobre a importância do aparelho para harmonizar o sorriso, mas ele pode causar desconforto ao corrigir a dentição. A explicação, segundo os especialistas, está associada tanto a fatores internos quanto externos.

Como diminuir a dor do aparelho dental?

Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.

Quais são as dores de aparelhos externos?

1 Internos: Algumas pesquisas demonstraram que as dores de aparelhos podem ser causadas por alterações no fluxo sanguíneo,... 2 Externos: O atrito físico entre os suportes e fios pode causar dores de aparelhos nos tecidos macios do interior da boca. More ...

Por que o aparelho ortodôntico fixo é a melhor opção?

Para corrigir desalinhamento nos dentes e na mordida, o aparelho ortodôntico fixo é uma das melhores opções. Contudo, é comum que os pacientes sintam dores após o ajuste das hastes, que acontece nas consultas de rotina. Para corrigir desalinhamento nos dentes e na mordida, o aparelho ortodôntico fixo é uma das melhores opções.

Postagens relacionadas: