Qual a diferença entre voz ativa voz passiva e voz reflexiva?

Índice

Qual a diferença entre voz ativa voz passiva e voz reflexiva?

Qual a diferença entre voz ativa voz passiva e voz reflexiva?

As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. ... Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

O que é voz reflexiva?

A voz reflexiva é formada por um verbo na voz ativa e por um pronome oblíquo reflexivo que confere reflexividade ao verbo. Os pronomes oblíquos reflexivos são: me, te, se, nos, vos, se.

Por que a voz passiva é sintética?

Em primeiro lugar, é importante entender que sintético é o mesmo que resumido, portanto, se a voz passiva é sintética, ela é composta apenas pelo verbo, pronome “se” e sujeito paciente. Veja o exemplo: Aluga-se apartamento.

Como é formada a voz passiva?

Se o sujeito sofre a ação verbal, ele é denominado paciente, logo, voz passiva, que é formada a partir de dois processos: analítico e sintético. Hoje, analisaremos as características do segundo processo: voz passiva sintética.

Como transformar a voz verbal em passiva?

A voz verbal indica uma relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito sintático. Em uma oração na voz passiva, o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo. Ouvir: Como transformar uma oração na voz ativa em passiva?

Qual a diferença entre voz passiva e analítica?

Diferenças entre voz passiva sintética e analítica: Voz passiva analítica: A encomendas foi entregue pelo motorista. A encomenda (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) entregue (particípio) pelo (preposição) motorista (agente da passiva). Voz passiva sintética: Fez-se a encomenda. Fez (verbo) -se (pronome “se”) a encomenda (sujeito paciente).

Postagens relacionadas: