Quando retirar o fio guia da sonda nasoenteral?
Índice
- Quando retirar o fio guia da sonda nasoenteral?
- Quais as indicações da sonda nasoenteral?
- Quando o paciente tira a sonda?
- Quanto tempo o paciente pode ficar com SNE?
- Como faço para confirmar a localização da sonda?
- Qual a função da sonda fixada?
- Como fazer a troca da sonda?
- Qual a diferença entre sonda e conector?

Quando retirar o fio guia da sonda nasoenteral?
Após a confirmação da localização da parte distal da sonda nasoentéria, o fio guia (ou mandril) é retirado da parte interior da sonda nasoentérica, e o paciente está seguro para receber a medicação ou alimentação.
Quais as indicações da sonda nasoenteral?
Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.
Quando o paciente tira a sonda?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
Quanto tempo o paciente pode ficar com SNE?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Como faço para confirmar a localização da sonda?
25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.
Qual a função da sonda fixada?
Figura 8: Sonda fixada Observação: - A realização da higiene oral é essencial. -Atenção com irritação do orifício nasal evitando lesões no local. -Em caso da sonda nasoenteral ficar enrolada na boca, deve-se retirá-la imediatamente para que seja repassada a seguir (Figura 9).
Como fazer a troca da sonda?
5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações. Isso evita a obstrução dessa sonda; 7- Realizar a troca do equipo de dieta ou água a cada 24 horas, identificando com data e turno dessa troca; 8- Em caso de suspensão da dieta enteral, exceto em parada cardiorrespiratória, lavar a sonda com 20 ml de água;
Qual a diferença entre sonda e conector?
É feita de material flexível, atóxico de poliuretano e silicone. A sonda tem marcadores de graduação. Contém uma linha radiopaca na sua extensão. Possui um conector em “Y”, de ajuste fácil a todos os equipos.