Como colocar uma frase no pretérito perfeito?

Como colocar uma frase no pretérito perfeito?
Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
O que é pretérito perfeito exemplos?
O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.
Qual é a formação do pretérito perfeito?
O pretérito perfeito composto forma-se com o verbo “ter” no presente, seguido do particípio passado do verbo principal. Veja o esquema abaixo: Exemplo: Verbo estudar: eu tenho estudado.
Quais são os pretéritos?
Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.
- Pretérito perfeito - o pretérito perfeito do indicativo exprime uma ação concluída. ...
- Pretérito imperfeito - o pretérito imperfeito do indicativo exprime uma ação anterior ao presente, mas ainda não concluída.
Quais são os tipos de pretérito perfeito?
O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Note que esse tempo verbal não é empregado no modo subjuntivo, somente em formação composta.
O que é o pretérito imperfeito?
O pretérito imperfeito do indicativo aponta uma ação passada constante ou que tem continuidade e duração no tempo. Exemplo: Quando estava na universidade, eu estudava todos os fins de semana. O pretérito perfeito do indicativo aponta uma ação que aconteceu em um momento do passado, estando já terminada.