Quando usar Futuro do presente simples?
Índice
- Quando usar Futuro do presente simples?
- Como indicar o futuro?
- Qual a regra para conjugar os verbos regulares no futuro do presente?
- O que é futuro do subjuntivo exemplos?
- O que é futuro do presente e futuro do pretérito?
- O que usamos antes do verbo para falar de algo no futuro?
- Qual forma usamos para falar de um futuro incerto?
- Como compreender o futuro do presente?
- Quais são as conjugações do futuro do presente?
- Qual o futuro do presente indicativo?
- Qual o futuro do presente e futuro do pretérito?

Quando usar Futuro do presente simples?
Futuro do Presente (simples) - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo vindouro com relação ao momento atual. Por exemplo: Ele estudará as lições amanhã. Futuro do Presente (composto) - Enuncia um fato que deve ocorrer posteriormente a um momento atual, mas já terminado antes de outro fato futuro.
Como indicar o futuro?
Há dois modos de expressar o futuro do presente do indicativo: simples ou composto, sendo que este se forma a partir da junção do verbo auxiliar ter + o particípio do verbo principal. Normalmente, esse tempo verbal indica fato certo ou provável posterior ao momento da enunciação; entretanto, admite outros usos.
Qual a regra para conjugar os verbos regulares no futuro do presente?
A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.
O que é futuro do subjuntivo exemplos?
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
O que é futuro do presente e futuro do pretérito?
Como já vimos anteriormente, o futuro do pretérito faz referência a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Já o futuro do presente é um tempo verbal utilizado para ações que ocorrerão após o discurso. Ambos são conjugados no modo indicativo e apresentam a forma composta.
O que usamos antes do verbo para falar de algo no futuro?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Assim, vemos que tanto o going to quanto o will servem para nos referirmos ao futuro, entretanto, como veremos a seguir, em situações diferentes....Verbo To Be - Futuro (will)
Forma abreviada + negação abreviada | Verbo to be | |
---|---|---|
I | won't | be |
We | ||
You | ||
They |
Qual forma usamos para falar de um futuro incerto?
Tanto will quanto be going to expressam a ideia de futuro. Além disso, podemos usar as duas estruturas para falar de planos futuros ou fazer predições.
Como compreender o futuro do presente?
Para compreender melhor o futuro do presente, confira abaixo três verbos regulares de cada uma das conjugações: Tanto o futuro do presente como o do pretérito são tempos verbais conjugados no modo indicativo. O futuro do pretérito recebe esse nome pois faz referência a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.
Quais são as conjugações do futuro do presente?
Para os verbos regulares, que seguem um padrão de conjugação, o futuro do presente apresenta as seguintes conjugações: Para compreender melhor o futuro do presente, confira abaixo três verbos regulares de cada uma das conjugações: Tanto o futuro do presente como o do pretérito são tempos verbais conjugados no modo indicativo.
Qual o futuro do presente indicativo?
Futuro do Presente. O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Eu estarei na porta da escola.
Qual o futuro do presente e futuro do pretérito?
Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Tanto o futuro do presente como o do pretérito são tempos verbais conjugados no modo indicativo. O futuro do pretérito recebe esse nome pois faz referência a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.