O que é discurso direto no texto?

Índice

O que é discurso direto no texto?

O que é discurso direto no texto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Quais as características do discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.

Como fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto?

Para fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto, precisamos fazer as seguintes mudanças. Pessoas e pronomes. A 1ª pessoa no discurso direto passa para a 3ª pessoa no discurso indireto. Você deve mudar a pessoa do verbo e todos os pronomes da frase. Exemplos: Eu -> ele/ela Nós -> eles/elas Meu, nosso -> seu, seus

Como o discurso direto é caracterizado?

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O discurso indireto é caracterizado por ...

Quais são os verbos do discurso direto?

São verbos que indicam o início de um discurso direto, como: falar, responder, gritar, dizer, retrucar, questionar, afirmar, perguntar, exclamar, e outros. O que é discurso indireto? O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse.

Por que o discurso direto é antecipado?

Perceba que o discurso direto geralmente é antecipado por um verbo de elocução. São verbos que indicam o início de um discurso direto, como: falar, responder, gritar, dizer, retrucar, questionar, afirmar, perguntar, exclamar, e outros.

Postagens relacionadas: