Como reaver pensão por morte?
Índice
- Como reaver pensão por morte?
- Como solicitar revisão do INSS?
- Quem recebe pensão por morte tem direito à revisão do FGTS?
- Como saber se o valor da pensão por morte está correto?
- O que fazer quando um pensionista morre?
- Quanto tempo demora pedido de revisão no INSS?
- Qual a revisão mais falada da minha pensão por morte?
- Como é possível requerer revisão na sua pensão?
- Qual a data de concessão da pensão por morte?

Como reaver pensão por morte?
Para corrigir essa situação, é preciso entrar com o pedido de revisão de pensão por morte, que pode ser feito no prazo máximo de 10 anos a partir da concessão do benefício. Com essa iniciativa simples, é possível aumentar consideravelmente o valor da pensão, dependendo da situação.
Como solicitar revisão do INSS?
Para pedir uma revisão, é necessário apresentar documentos básicos, além dos específicos que provem o direito a uma renda maior:
- Documentos pessoais como RG e CPF.
- Cópias de recibos que provem salários maiores.
- Cópia do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), para quem vai pedir tempo especial.
Quem recebe pensão por morte tem direito à revisão do FGTS?
Para ter direito a essa Revisão, a Pensão por Morte deve ter sido concedida entre 91 e 03, além de ter sido limitada pelo Teto do INSS no mesmo período.
Como saber se o valor da pensão por morte está correto?
O cálculo da Pensão por Morte será calculado da mesma forma que o segurado falecido fosse para adquirir a Aposentadoria por Incapacidade Permanente, ou seja, 60% da média das contribuições previdenciárias, sendo que, a partir de 20 anos de contribuição tem um acréscimo de 2% por cada ano trabalhado.
O que fazer quando um pensionista morre?
Caso o aposentado falecido tenha dependentes, é possível transformar a aposentadoria em pensão por morte. Para isso, o interessado deve agendar atendimento com o INSS, o que pode ser feito via telefone (135) ou pela internet, escolhendo a agência de sua preferência.
Quanto tempo demora pedido de revisão no INSS?
30 dias O benefício fica em análise quando o beneficiário faz a primeira solicitação e também quando o INSS solicita novos documentos para dar prosseguimento ao pedido. Outra situação é quando o beneficiário solicita uma revisão de benefício, que leva cerca de 30 dias corridos para ser analisada.
Qual a revisão mais falada da minha pensão por morte?
É possível pedir Revisão da Vida Toda da minha pensão por morte? Nos últimos meses, sem dúvida, a revisão mais falada por toda a mídia foi a Revisão da Vida Toda.
Como é possível requerer revisão na sua pensão?
Primeiro de tudo, sim, é possível requerer a revisão na sua pensão, desde que o benefício que tenha dado origem a sua pensão (aposentadoria de qualquer modalidade e ainda auxílio doença) esteja dentro dos critérios para o pedido de revisão, quais sejam:
Qual a data de concessão da pensão por morte?
A revisão desse tipo benefício pode ser solicitada dentro do prazo de dez anos, contados a partir da data da concessão da pensão por morte ou da aposentadoria pela qual fora concedida a pensão por morte. Também é preciso verificar a data de concessão da pensão, quando não originada de outro benefício, ou a data do benefício anterior.