É possível pedir Auxílio-doença retroativo?
Índice
- É possível pedir Auxílio-doença retroativo?
- Como calcular o retroativo do auxílio doença?
- Como pedir o restabelecimento do Auxílio-doença?
- Quem paga o salário do funcionário quando o Auxílio-doença é negado por carência?
- Como é calculado o valor do auxílio doença?
- O que significa concessão restabelecimento?

É possível pedir Auxílio-doença retroativo?
Resumindo, a resposta é SIM, você pode receber o retroativo dos meses em que você deveria ter recebido o auxílio doença e não recebeu e precisa voltar a trabalhar.
Como calcular o retroativo do auxílio doença?
O valor do benefício de auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, é apurado através da média aritmética simples das 80% maiores contribuições de julho de 1994 até o mês anterior à data do afastamento.
Como pedir o restabelecimento do Auxílio-doença?
RESTABELECIMENTO DO AUXÍLIO-DOENÇA RETROAGE À DATA DO LAUDO PERICIAL. O restabelecimento do auxílio-doença deve ser retroativo à data da elaboração do laudo pericial que comprovou a doença incapacitante, e não à data do requerimento administrativo feito ao INSS ou do ajuizamento de ação no juizado especial.
Quem paga o salário do funcionário quando o Auxílio-doença é negado por carência?
Dessa forma, caso o auxílio doença seja indeferido e o cidadão precise retornar ao trabalho, será o empregador que deverá arcar com o salário devido no período de afastamento do colaborador.
Como é calculado o valor do auxílio doença?
Valor do benefício O Auxílio-Doença consiste em uma renda mensal de 91% do salário-de-benefício, que por sua vez é igual a média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondente a 80% oitenta por cento do período contributivo (período base de cálculo – PBC).
O que significa concessão restabelecimento?
É o benefício concedido ao segurado que se encontra impedido de exercer suas atividades habituais devido doença ou acidente, ou ainda por prescrição médica.