Quem tem direito a pensão por morte em 2021?

Índice

Quem tem direito a pensão por morte em 2021?

Quem tem direito a pensão por morte em 2021?

A pensão por morte será concedida apenas se o óbito acontecer após o período mínimo de 18 contribuições mensais e, pelo menos, dois anos depois do início do casamento ou da união estável. Caso a pessoa falecida não tenha contribuído por pelo menos 18 meses, o cônjuge só vai receber por 4 meses.

Quando se perde o direito de pensão por morte?

É o benefício pago à família do trabalhador quando ele morre. Perde o direito à pensão o pensionista que falecer; o menor que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se inválido; ou o inválido, caso cesse a sua invalidez. ...

O que fazer em caso de morte de pensionista do INSS?

Caso o aposentado falecido tenha dependentes, é possível transformar a aposentadoria em pensão por morte. Para isso, o interessado deve agendar atendimento com o INSS, o que pode ser feito via telefone (135) ou pela internet, escolhendo a agência de sua preferência.

Qual a revisão mais falada da minha pensão por morte?

É possível pedir Revisão da Vida Toda da minha pensão por morte? Nos últimos meses, sem dúvida, a revisão mais falada por toda a mídia foi a Revisão da Vida Toda.

Como é possível requerer revisão na sua pensão?

Primeiro de tudo, sim, é possível requerer a revisão na sua pensão, desde que o benefício que tenha dado origem a sua pensão (aposentadoria de qualquer modalidade e ainda auxílio doença) esteja dentro dos critérios para o pedido de revisão, quais sejam:

Qual a data de concessão da pensão por morte?

A revisão desse tipo benefício pode ser solicitada dentro do prazo de dez anos, contados a partir da data da concessão da pensão por morte ou da aposentadoria pela qual fora concedida a pensão por morte. Também é preciso verificar a data de concessão da pensão, quando não originada de outro benefício, ou a data do benefício anterior.

Postagens relacionadas: