Como solicitar exame de densitometria óssea?
Índice
- Como solicitar exame de densitometria óssea?
- Qual médico pode pedir exame de densitometria óssea?
- Quando pedir densitometria óssea?
- São Contra-indicações para realização de exame de densitometria óssea?
- Quanto custa em média um exame de densitometria óssea?
- Precisa de jejum para fazer densitometria óssea?
- Para que serve o exame de isometria?
- Posso solicitar o exame de densitometria óssea?
- Como é realizada a densitometria?
- Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
- Por que os pediatras pedem a densitometria?

Como solicitar exame de densitometria óssea?
O exame de densitometria deve ser pedido por um médico que o acompanha e ache que você tenha ou há chances de apresentar baixa massa óssea. Este exame é solicitado mediante avaliação médica e quando há indícios que indiquem possibilidade de osteoporose.
Qual médico pode pedir exame de densitometria óssea?
Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.
Quando pedir densitometria óssea?
Indicada para pacientes com maior risco de perda óssea Idosos (mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos); Mulheres na menopausa, na pós-menopausa ou na menopausa cirúrgica (quando realiza-se a cirurgia para remoção dos dois ovários); Mulheres com menopausa precoce (antes dos 45 anos);
São Contra-indicações para realização de exame de densitometria óssea?
As contra indicações são: Gravidez , ter feito algum outro exame contrastado há menos de 15 dias e não conseguir ficar deitado na maca na posição correta exigida pelo exame.
Quanto custa em média um exame de densitometria óssea?
O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.
Precisa de jejum para fazer densitometria óssea?
A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. Para se realizar o exame, que dura de 15 a 30 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio.
Para que serve o exame de isometria?
É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.
Posso solicitar o exame de densitometria óssea?
Porém, o exame também pode ser solicitado para o acompanhamento de pacientes que tiveram fraturas ou que passaram por algum procedimento que pode levar à perda óssea, por exemplo. Continue acompanhando o artigo para entender melhor sobre as indicações da densitometria óssea, quando o exame pode ser solicitado e os tipos de procedimento.
Como é realizada a densitometria?
Contudo, a densitometria e acompanhamento de casos de osteopenia e de outras enfermidades ósseas. óssea? óssea deve ser realizada periodicamente (pelo menos a cada ano) por todas as mulheres acima de 65 anos e por todos os homens acima de 70 anos.
Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.
Por que os pediatras pedem a densitometria?
Os pediatras pedem a densitometria para avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, funcionando como um complemento à avaliação clássica da idade óssea do raio X de mãos e punhos.