Qual o recurso cabível da decisão do agravo de instrumento?
Índice
- Qual o recurso cabível da decisão do agravo de instrumento?
- Como pedir efeito suspensivo em agravo de instrumento?
- Pode o agravo de instrumento ter deferido efeito suspensivo?
- O que se alega no agravo de instrumento?
- O que é o efeito suspensivo ativo no agravo de instrumento?
- O que é o efeito suspensivo ativo?
- O que juntar no agravo de instrumento novo CPC?
- Qual o prazo de aplicação do agravo de instrumento?
- Como transcrever o recurso de agravo de instrumento?
- Por que o efeito suspensivo não é imediato?
- Como ocorre o efeito suspensivo?

Qual o recurso cabível da decisão do agravo de instrumento?
Qual o recurso cabível contra agravo de instrumento? Em 1993, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o recurso cabível contra acórdão decisivo acerca de recurso de agravo de instrumento é o recurso especial.
Como pedir efeito suspensivo em agravo de instrumento?
§ 3º O pedido de concessão de efeito suspensivo nas hipóteses do § 1º poderá ser formulado por requerimento dirigido ao:
- tribunal, no período compreendido entre a interposição da apelação e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-la;
- relator, se já distribuída a apelação.
Pode o agravo de instrumento ter deferido efeito suspensivo?
O agravo de instrumento, como regra, não tem efeito suspensivo (cf. regra geral prevista no art. 995 do CPC/2015). Pode o relator, no entanto, conceder efeito suspensivo ao recurso, ou antecipar efeitos da tutela recursal, se presentes os requisitos previstos no parágrafo único do art.
O que se alega no agravo de instrumento?
Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: I - tutelas provisórias; Cautelar e tutela antecipada; as decisões que se referirem ao tema (concessão, não concessão, revogação ou modificação) podem ser objeto de agravo de instrumento; sejam elas tutelas de urgência ou evidência.
O que é o efeito suspensivo ativo no agravo de instrumento?
Como demonstrado anteriormente, o efeito suspensivo do processo tem o condão de paralisar uma decisão proferida pelo juízo. Já o efeito ativo é o contrário, ele faz com que essa decisão surta efeitos de imediato, antes do julgamento final do agravo de instrumento.
O que é o efeito suspensivo ativo?
Efeito suspensivo ativo Como vimos nos tópicos anteriores, o efeito suspensivo aos recursos é concedido apenas por determinação legal ou decisão judicial, não sendo imediato. ... Nesses casos, a parte busca, por meio de recurso, a antecipação dos efeitos decorrentes do futuro e eventual provimento do recurso interposto.
O que juntar no agravo de instrumento novo CPC?
A petição de agravo de instrumento será instruída:
- obrigatoriamente, com cópias da decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado;
- facultativamente, com outras peças que o agravante entender úteis.
Qual o prazo de aplicação do agravo de instrumento?
Art. 1.019. Recebido o agravo de instrumento no tribunal e distribuído imediatamente, se não for o caso de aplicação do art. 932, incisos III e IV , o relator, no prazo de 5 (cinco) dias:
Como transcrever o recurso de agravo de instrumento?
Antes de qualquer conclusão, é necessário que transcrevamos os artigos que tratam do chamado efeito suspensivo do recurso de agravo de instrumento, efeito esse, se for o caso, a ser concedido, pelo Juiz, Desembargador ou Ministro relator (conforme seja o Tribunal competente para analisar o recurso), do respectivo agravo de instrumento.
Por que o efeito suspensivo não é imediato?
Mas isso não significa que o efeito suspensivo não possa ser suscitado (art. 1.012, §3º e 4º). Além das exceções previstas no §1º do art. 1.012 do Novo CPC, a legislação traz outras hipóteses em que a concessão do efeito suspensivo não é imediata: Art. 58, V, da Lei 8.245/1991, nas ações de despejo: Art. 58.
Como ocorre o efeito suspensivo?
Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado. Como acontece o efeito suspensivo? O efeito suspensivo pode se dar por meio de dois critérios: ope legis e ope judicis. O critério ope legis, também conhecido por efeito suspensivo próprio, é aquele previsto em lei.