Quais os critérios de classificação de doença articular inflamatória crônica pós chikungunya?

Índice

Quais os critérios de classificação de doença articular inflamatória crônica pós chikungunya?

Quais os critérios de classificação de doença articular inflamatória crônica pós chikungunya?

A. 1. Em situações de epidemia, diante de um quadro agudo de febre, artralgia/artrite intensa, com ou sem exantema, a possibilidade de febre chikungunya deve ser fortemente considerada. No entanto, outras doenças febris agudas devem entrar no diagnóstico diferencial, principalmente diante de casos graves ou atípicos.

Quais os sintomas apresentados pelo paciente que são mais frequentes na infecção aguda por chikungunya?

Os sinais e sintomas são clinicamente parecidos aos da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que a difere são as fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de edema.

Que tipo de medicação é contra indicado para o tratamento da febre chikungunya é qual a razão?

O uso de anti-inflamatórios ou aspirina deve ser evitados na fase aguda, pois se o paciente tiver dengue em vez de febre chicungunha, esses medicamentos aumentam o risco de eventos hemorrágicos. Na fase aguda também são contra-indicados os corticoides, pois estes são fármacos que inibem o sistema imunológico.

Porque é difícil um diagnóstico diferencial de Zika em relação à dengue?

Teste molecular para detecção de Zika, Dengue ou Chikungunya O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada.

Como é feito o diagnóstico do vírus chikungunya?

O diagnóstico da chikungunya é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia e de biologia molecular ou com teste rápido (usado para triagem). A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR e teste rápido.

Qual a melhor abordagem terapêutica inicial para os pacientes na fase crônica da chikungunya?

Ainda não há tratamento antiviral específico para chikungunya. A terapia utilizada é de suporte sintomático, hidratação oral (2 litros no período de 24 horas) e repouso. Recomenda-se a utilização de compressas frias como medida analgésica nas articulações acometidas de 4 em 4 horas por 20 minutos.

Quais os sintomas da fase aguda da Chikungunya?

A fase aguda ou febril da febre de Chikungunya é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa artralgia. Esta fase dura, em média, até 07 dias. Os pacientes sintomáticos geralmente referem febre elevada de início abrupto, poliartralgia, dor nas costas, cefaleia e fadiga.

Quais são as sequelas que a Chicungunha deixa?

As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.

Como aliviar a febre da chikungunya?

O tratamento para Chikungunya aguda ou crônica pode ser feito com o uso de analgésicos, antitérmicos ou corticóides indicados pelo médico, para aliviar os sintomas como febre, dor ou inchaço nas articulações, dor muscular ou dor de cabeça, por exemplo.

Quem tem febre chikungunya pode amamentar?

Também não há contraindicação da amamentação em mães que contraem dengue ou chikungunya.

Qual a causa da chikungunya?

A Chikungunya não é uma doença grave, no entanto os sintomas podem ser bastante limitantes, já que as articulações ficam inflamadas, o que causa bastante dor. Por causa disso, em alguns casos o tratamento da Chikungunya pode ser prolongado.

Como diferenciar dengue e chikungunya?

Além da dor nas articulações, podem surgir outros sintomas de acordo com o vírus, como febre, cansaço, dor ao redor dos olhos, perda de apetite e mal estar. Saiba como diferenciar dengue, Zika e Chikungunya.

Por que a chikungunya é insuportável?

No outro dia, já estava insuportável”, conta Carina. Se tem algo que diferencia a chikungunya de outras arboviroses, é a dor. Conhecida no Brasil desde 2014, ela se tornou uma das “primas” da dengue - justamente por ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que ainda é vetor da zika e da febre amarela.

Como repousar para chikungunya?

Descanse o máximo que puder. Como não há cura para a chikungunya, é necessário fazer o possível para elevar a capacidade de regeneração do corpo. Uma das melhores maneiras é repousando sempre que puder. [5] Use cobertores e travesseiros para deixar o paciente bem confortável. Faça uma programação para descansar por duas semanas ou mais.

Postagens relacionadas: