Como se contrai a meningite?

Índice

Como se contrai a meningite?

Como se contrai a meningite?

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Como não pegar meningite?

Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene são importantes medidas de prevenção contra as meningites.

O que fazer para se proteger da meningite?

Como se proteger da Meningite bacteriana A melhor forma de se prevenir contra esse tipo de meningite é por meio da vacina DTP + Hib (tetravalente) ou Vacina contra o H. influenzae tipo b – Hib, segundo orientação médica. No entanto, esta vacina não é 100% eficaz e também não protege contra todos os tipos de meningite.

Quais são os sintomas de meningite?

Os sintomas de meningite, seja ela bacteriana, viral ou fúngica, são bastante semelhantes. Por este motivo, ao perceber qualquer um destes sintomas, busque o mais rápido possível um atendimento em serviço de emergência hospitalar.

Como diminuir o risco de pegar meningite?

Além disso, algumas medidas que também ajudam a diminuir o risco de pegar meningite incluem: 1 Evitar o contato próximo com pessoas doentes; 2 Lavar as mãos depois de estar em locais públicos; 3 Evitar fumar. More ...

Como Prevenir a meningite?

Apertos de mão, abraços e partilha da maior parte dos objetos pessoais não trazem risco a saúde. O melhor tipo de prevenção contra a meningite é fazer a vacinação, que protege contra os principais micro-organismos que podem provocar a doença.

Será que a meningite vai passar pra frente?

Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.

Postagens relacionadas: