Como Platão trabalha a ética em suas obras?

Índice

Como Platão trabalha a ética em suas obras?

Como Platão trabalha a ética em suas obras?

Platão, por sua vez, desenvolveu esse pensamento com uma distinção entre corpo e alma: o corpo, por ser dotado de paixões, poderia desviar o homem do bem. Para alcançar a ideia de bem, o homem precisaria da pólis, de modo que aquele que age de forma ética é bom e, também, um bom cidadão.

O que Platão pensava sobre a ética?

Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na Ideia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana.

Qual a concepção de Platão sobre valores?

Platão (1996b) enfatiza os valores estéticos e morais (o belo, o bom) e as relações matemáticas (o grande) para tratar sobre o mundo de modelos transcendentes ou o mundo das ideias.

Qual foi a importância de Platão para a filosofia?

No período antropológico, que começou por meio das ideias de Sócrates, Platão teve uma participação preponderante em razão da teoria idealista, além de ter sido um biógrafo de excelência de Sócrates. O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico.

Em que aspectos a ação moral platônica está embasada?

Platão Moral Segundo a psicologia platônica, a natureza do homem é racional, e, por conseqüência, na razão realiza o homem a sua humanidade: a ação racional realiza o sumo bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude.

Qual o objetivo da Academia de Platão?

A Academia objetivava formar novos homens, no sentido transformador do amor ao bem, num ato de sublimação, visando o tornar-se virtuoso pela ação. O filósofo é aquele que escreve na alma. E o verdadeiro conhecimento, é universal, refletido em si mesmo e de si toma consciência.

O que é a moral para Platão?

É procura da Virtude mas devendo-se observar que, para Platão como para os Antigos, esta palavra tem ressonâncias diferentes daquelas que lhe conhecemos atualmente. ...

O que é ética em Sócrates Platão Aristóteles?

Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".

O que é a alma em Platão?

É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.

Quais eram os valores universais de Sócrates?

Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. ... Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude e ciência, ignorância e vício são sinônimos.

Qual a finalidade da ética para Platão?

Além disso, precisamos entender que com relação à ética para Platão, ela tem a finalidade de levar o homem a se voltar para o bem. Em outras palavras, o ser humano deveria buscar aquilo que engrandece a sua alma e abrir mão das coisas materiais ou dos prazeres. Interessante não?

Qual é o pensamento espiritual de Platão?

Seguindo o pensamento espiritual de Platão, os filósofos medievais, representados principalmente por Agostinho, irão afirmar que o Sumo Bem platônico é Cristo, o Logos encarnado. Mas no que diz respeito à natureza humana, Agostinho também considera que o homem é um ser degenerado, decaído e nascido pecador.

Qual a teoria das ideias de Platão?

Ele considerava buscar a verdade plena em algo estável e nas verdadeiras causas, pois a verdade não pode variar. A teoria das Ideias de Platão representa a tentativa de conciliar as duas correntes anteriores: a concepção do “ser”, eterno e imutável, de Parmênides e a concepção do ser plural e móvel (a Arché que ele denomina de “fogo”) de Heráclito.

Qual a filosofia de Platão?

A despeito daqueles que dizem que não há propriamente uma filosofia da linguagem em Platão é preciso entender o que se chama Filosofia. Para Platão, Filosofia é e sempre será a busca de um saber e não meramente um certo saber que se condensa numa doutrina fixa e imutável.

Postagens relacionadas: