Como deve ser o currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva?

Índice

Como deve ser o currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva?

Como deve ser o currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva?

O currículo escolar, na perspectiva da educação inclusiva, deve:,Considerar os conteúdos a serem trabalhados em classe não como um fim em si, mas um meio para o desenvolvimento das estruturas afetivo-cognitivas de todos os alunos, inclusive daqueles com deficiência.

Como acontece o currículo inclusivo?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

O que devemos levar em consideração para pensarmos um currículo inclusivo?

A escola inclusiva precisa ter claro o reconhecimento de que cada estudante tem um potencial, ritmo de trabalho diferenciado, expectativas, estilos de aprendizagens, motivações e valores culturais, ou seja, reconhecê-los como diferentes.

O que é um currículo inclusivo?

A escola precisa acolher de fato as diferenças, pois o papel fundamental do currículo inclusivo é não permitir retrocessos, fazer acepção ou até mesmo ignorar o “diferente”, mas apresentar propostas facilitadoras de aprendizagem para os discentes com necessidades especiais.

Quais são os principais pontos do currículo da educação especial?

A Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, fundamenta- se em princípios de equidade, de direito à dignidade humana, na educabilidade de todos os seres humanos, independentemente de comprometimentos que possam apresentar em decorrência de suas especificidades, no direito à igualdade de oportunidades ...

Como funciona o currículo na escola?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Seja de escolas públicas ou privadas. Ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar.

Como o currículo pode ser instrumento de inclusão ou exclusão?

O CURRÍCULO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR. A escola deve se ocupar da formação do indivíduo e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno. É preciso levá-los a aperfeiçoar as próprias características e descobrir recursos para lidar com suas dificuldades e/ou inabilidades.

Como deve ser o currículo da educação especial?

Em relação à educação especial, um currículo delineado por essas características deverá: 1. Contemplar as necessidades educativas dos alunos; 2. Dar atenção à diversidade na aula; 3. ... Desenvolver intervenções pedagógicas para os alunos com necessidades educativas especiais em uma dimensão mais cognitiva; 7 .

Como deve ser o currículo para educação especial?

Em relação à educação especial, um currículo delineado por essas características deverá: 1. Contemplar as necessidades educativas dos alunos; 2. Dar atenção à diversidade na aula; 3. ... Desenvolver intervenções pedagógicas para os alunos com necessidades educativas especiais em uma dimensão mais cognitiva; 7 .

O que se deve levar em conta no planejamento do currículo?

O que é necessário em um planejamento curricular?

  • Analisar os objetos amplos da educação, definição dos objetivos a nível de escola; definição dos objetivos das disciplinas e dos seus conteúdos;
  • Seleção e organização das disciplinas e conteúdos mais significativos para atingir os objetivos.

Qual a Dimensão Curricular da educação inclusiva?

A Educação Inclusiva, entendida sob a dimensão curricular, significa que o aluno com necessidades especiais deve fazer parte da classe regular, aprendendo as mesmas coisas que os outros – mesmo que de modos diferentes – cabendo ao professor fazer as necessárias adaptações (UNESCO, s/d).

Qual o conceito de adaptações curriculares na educação inclusiva?

Adaptações curriculares na educação inclusiva. O conceito de adaptações curriculares, consideradas como: estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à ...

Qual o princípio da educação inclusiva?

Um dos princípios da educação inclusiva é que toda pessoa aprende, sejam quais forem suas particularidades intelectuais, sensoriais e físicas. O que remete a outro princípio: o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.

Qual a diferença entre educação inclusiva e processos de avaliação?

Educação inclusiva e processos de avaliação. A educação inclusiva parte do pressuposto de que a diferença é própria da condição humana. Que somos todos diferentes, singulares e únicos. Quando se generaliza os procedimentos de avaliação para os estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, se torna um problema.

Postagens relacionadas: