Quais os cuidados básicos devem ser realizados diariamente na sala de vacinação?
Índice
- Quais os cuidados básicos devem ser realizados diariamente na sala de vacinação?
- Como deve ser feita a limpeza da sala de vacina?
- Quais os cuidados com a sala de vacina?
- Quais os cuidados a serem feitos na sala de vacinas antes de iniciarmos os procedimentos?
- Quais os cuidados básicos que devemos ter com os Imunobiologicos?
- Quais os cuidados que devem ser adotados em relação as caixas térmicas de uso diário na sala de vacinação?
- Como lavar a geladeira da sala de vacina?
- Qual a classificação da sala de vacinação?
- Quais são os matérias necessários para o funcionamento da sala de vacina?
- Quais os cuidados e a enfermagem deve ter em relação à conservação das vacinas?

Quais os cuidados básicos devem ser realizados diariamente na sala de vacinação?
Faz parte da rotina de uma sala de vacinas as seguintes atividades: limpeza e organização da sala; verificar e anotar a temperatura da rede de frio, verificar prazo de validade dos imunobiológicos; retirar do congelador a quantidade necessária de vacinas e diluentes para o consumo do dia de trabalho e colocá-los em uma ...
Como deve ser feita a limpeza da sala de vacina?
Limpeza Sistemática Uma vez por semana, o chão deve ser lavado e esfregado com água e sabão, passando em seguida a solução desinfetante. Quinzenalmente, deverão também ser limpos com solução desinfetante o teto, as paredes, as janelas, globos, lâmpa- das e portas.
Quais os cuidados com a sala de vacina?
- Arejamento e iluminação adequados, evitando a incidência de luz solar direta; - Se possível, entrada e saída independentes. Outra condição importante é manter a sala de vacinação sempre limpa e higienizada e exclusiva para a administração dos imunobiológicos.
Quais os cuidados a serem feitos na sala de vacinas antes de iniciarmos os procedimentos?
- Verificar qual vacina será administrada observando as anotações no Cartão da Criança ou conforme a indicação médica; - Lavar as mãos; - Examinar o produto, observando a aparência da solução, o estado da embalagem, o prazo de validade, a via de administração, o número do lote e a dosagem.
Quais os cuidados básicos que devemos ter com os Imunobiologicos?
o refrigerador deve ser exclusivo para o armazenamento dos imunobiológicos; não armazenar qualquer produto na porta do refrigerador; fazer o degelo a cada 15 dias ou sempre que necessário (nesse caso considera-se a camada de gelo no interior do congelador, a qual não deve ultrapassar a 0,5 cm);
Quais os cuidados que devem ser adotados em relação as caixas térmicas de uso diário na sala de vacinação?
Deve-se lavar e secar cuidadosamente as caixas regularmente, mantendo-as abertas até que estejam completamente secas e guardá-las abertas e em local ventilado.
Como lavar a geladeira da sala de vacina?
Limpe tanto interna quanto externamente com pano umedecido com água e sabão neutro. Nunca jogue água no interior da geladeira. Em seguida ligue a geladeira, recoloque o termômetro, garrafas e bobinas. Feche a porta e deixe assim até alcançar a temperatura ideal.
Qual a classificação da sala de vacinação?
A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.
Quais são os matérias necessários para o funcionamento da sala de vacina?
Equipamentos e Materiais Básicos da Sala de Vacinação
- Equipamentos. Bancada ou mesa para preparo dos imunobiológicos; Refrigerador para conservação dos imunobiológicos; ...
- Material de consumo. Termômetro de máxima e mínima; ...
- Impressos e manuais técnicos e operacionais. Cartão da Criança;
Quais os cuidados e a enfermagem deve ter em relação à conservação das vacinas?
A maioria dos imunobiológicos deve ser conservada a uma tem- peratura entre 2°C e 8°C. As vacinas de vírus vivos atenuados são mais sensíveis ao calor, com exceção da vacina de rotavírus, que é mais sensível ao frio, não devendo ser congelada.