O que é paixão para Platão?

Índice

O que é paixão para Platão?

O que é paixão para Platão?

O conceito de amor ou paixão platônica também se relaciona com o mundo das ideias, criado por Platão. ... O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos. Veja também: 5 diferenças entre amor e paixão.

Como Platão e Aristóteles compreendiam a alma e as paixões humanas?

Platão opõe claramente, na própria alma, o desejo que deriva do corpo – e que associa a uma afecção doentia, patológica, que nos importuna – e o logos... Aceitamos facilmente que as paixões constituam nossa corporeidade, mas que existam também na alma como movimentos corporais ou, pior, como doenças, isso já é mais ...

O que estuda a Psyché?

Falar da psicologia [psuchêlogos] de Platão é trabalhar com sua concepção da alma [psyché], pois “psicologia” (formada pelas palavras gregas psyché e logos) significa, etimologicamente, estudo da psique, isto é, da alma.

O que Platão pensava sobre o amor?

Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.

O que significa a palavra platônico?

Platônico é um adjetivo utilizado para fazer referência ao filósofo e matemático grego Platão. Popularmente, o termo platônico passou a ser utilizado com o significado de algo ideal ou casto, sem interesses materiais.

Quais são as capacidades da alma?

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. ... Cada uma destas, pois, se desdobra em dois graus, sensitivo e intelectivo, se se tiver presente que o homem é um animal racional, quer dizer, não é um espírito puro, mas um espírito que anima um corpo animal.

O que é a alma para a filosofia?

No conceito de Sócrates, a “alma” se apresenta como uma substância específica imaterial (espiritual) não composta (simples), essencialmente distinta do corpo material.

O que é a alma para Platão?

Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.

Postagens relacionadas: