Que tipos de materiais valiosos podem ser retirados em pequenas quantidades do lixo eletrônico?
Índice
- Que tipos de materiais valiosos podem ser retirados em pequenas quantidades do lixo eletrônico?
- Quais os metais valiosos que podem ser encontrados no lixo eletrônico?
- Qual é o destino do cobre?
- Quais materiais são necessários para a produção de um smartphone de onde são retirados esses materiais?
- Como extrair metais preciosos do lixo eletrônico?
- Quais são os metais mais usados em aparelhos eletrônicos?
- Tem ouro em placas eletrônicas?
- Como descartar o cobre?
- Quanto cobre vale?
Que tipos de materiais valiosos podem ser retirados em pequenas quantidades do lixo eletrônico?
Ouro, prata, bronze, níquel, zinco e vários outros metais presentes em aparelhos eletrônicos e equipamentos de informática, e que acabam virando lixo, podem ser totalmente recuperados.
Quais os metais valiosos que podem ser encontrados no lixo eletrônico?
Matérias-primas encontradas no lixo eletrônico
- Ouro. Na indústria, este metal precioso é utilizado especialmente no ramo da joalheria, mas também é aplicado na composição de diferentes equipamentos eletroeletrônicos. ...
- Prata. ...
- Paládio. ...
- Cobre. ...
- Alumínio.
Qual é o destino do cobre?
O cobre é um material extremamente fácil de reciclar, e acredita-se que desde seus primeiros usos ele já tenha passado por este processo. Especialistas estimam que cerca de 80% de todo o cobre utilizado no mundo passou ou passará por algum processo de reaproveitamento, já que ele não é muito abundante na natureza.
Quais materiais são necessários para a produção de um smartphone de onde são retirados esses materiais?
O que exatamente há neles? Os celulares modernos são pequenos depósitos de metais preciosos. Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro, 0,34 de prata, 0.015 de paládio e menos de um miligrama de platina. E também contém metais mais mundanos, mas também significativos, como o alumínio (25g) e cobre (15g).
Como extrair metais preciosos do lixo eletrônico?
Para recuperar esses metais, há, basicamente, dois caminhos. Um é a pirometalurgia, que consiste em incinerar o lixo eletrônico (incluindo peças de plástico etc.) e, depois, separar os metais por ponto de fusão (o zinco, por exemplo, derrete a 419,5ºC, enquanto a prata, a 961,8ºC).
Quais são os metais mais usados em aparelhos eletrônicos?
Minerais mais utilizados nos dispositivos eletrônicos Hoje, a maior necessidade do mercado é na produção de aço e suas ligas, empregando-se, amplamente, minério de ferro, manganês, nióbio, tântalo, cobalto, cromo, níquel, titânio, entre outros metais.
Tem ouro em placas eletrônicas?
Ouro, cobre, prata, zinco, estanho e platina são alguns dos metais presentes em grande parte dos equipamentos eletrônicos. Tome-se como exemplo uma placa de circuito impresso (componente de computadores, controles remotos, smartphones etc.). Estima-se que quase um terço de sua composição seja de metais.
Como descartar o cobre?
O cobre é um material 100% reciclável e, por isso, não deve ser descartado. É possíve reutilizá-lo sem qualquer perda na qualidade e no desempenho. Não há diferença entre o material reciclado e o material obtido nas mineradoras.
Quanto cobre vale?
Preço do cobre ultrapassa US$ 7 mil a tonelada.