O que é uma displasia fibrosa?

Índice

O que é uma displasia fibrosa?

O que é uma displasia fibrosa?

A displasia fibrosa (DF) do osso é uma desordem congênita não hereditária, do esqueleto, de caráter benigno. É caracterizada pela substituição gradual do tecido ósseo normal e da medula óssea por tecido fibroso, levando a lesões osteolíticas, fraturas e deformidades.

Qual tratamento para displasia fibrosa?

O principal tratamento na displasia fibrosa, sobretudo do segmento craniofacial, ainda é a cirurgia. A principal finalidade dessa é a restauração funcional, além do alívio de sintomas de dor e comprometimento sensorial. A preocupação estética, também, é considerada, secundariamente e conforme a demanda do paciente.

Quais os sintomas de displasia fibrosa?

Quais são os sinais e sintomas da Displasia Fibrosa?

  • Dor. Nos casos mais graves, com grande acometimento ósseo, pode haver uma fragilidade e dor óssea, principalmente nos ossos de carga dos membros inferiores, como fêmur e tíbia. ...
  • Deformidade. ...
  • Fraturas. ...
  • Distúrbios hormonais. ...
  • Alterações cutâneas.

Quais os tipos de displasia fibrosa?

A displasia fibrosa é classificada em dois tipos: monostótica, quando ocorre em um osso único ou ossos contíguos; poliostótica, quando em múltiplos ossos.

O que causa a displasia fibrosa?

O desenvolvimento da displasia fibrosa é causado por uma mutação em um gene chamado GNAS1, que é ativo em células ósseas. Esta mutação genética faz com que as células ósseas depositem tecido fibroso em vez de osso saudável.

O que é uma displasia óssea?

A displasia óssea é descrita como uma desordem benigna de desenvolvimento ósseo, caracterizada pela substituição de osso normal por uma proliferação excessiva de tecido conjuntivo fibroso.

Qual é o significado de displasia?

Em medicina, o termo displasia é um conceito abrangente, que designa a ocorrência de anomalias no decurso do desenvolvimento de um órgão ou tecido corporal.

O que causa a displasia óssea?

O desenvolvimento da displasia fibrosa é causado por uma mutação em um gene chamado GNAS1, que é ativo em células ósseas. Esta mutação genética faz com que as células ósseas depositem tecido fibroso em vez de osso saudável. Ao contrário de muitas outras doenças genéticas, esta não é hereditária.

Quais são os tipos de displasia?

Tipos de displasia

  • Displasia cleidocraniana (que afeta as clavículas, ossos do crânio, ossos da face e dentes)
  • Displasia mamária.
  • Displasia de colo de útero.
  • Displasia coxofemoral (que afeta o fêmur)
  • Displasia ectodérmica (que afeta cabelos, unhas, dentes e pele)
  • Displasia de quadril.
  • Displasia fibrosa.
  • Displasia óssea.

O que é a síndrome de Mccune Albright?

A SÍNDROME DE MCCUNE-ALBRIGHT é uma doença genética rara definida pela tríade de displasia fibrosa poliostótica, manchas cutâneas café-com-leite e endocrinopatias hiperfuncionantes, como puberdade precoce, hipertireoidismo e outras (1).

Qual o tratamento mais indicado para a dor no ombro?

A dor no ombro pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Quais as patologias relacionadas à dor no ombro?

As patologias mais comuns relacionadas à dor no ombro incluem: Além disso, há vários problemas que podem levar a esse incômodo: A luxação ou deslocamento ocorre quando a cabeça do osso do braço é forçada para fora da cavidade do ombro. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo, torções ou pancadas.

Por que o uso excessivo do ombro pode levar à inflamação?

O uso excessivo do ombro pode levar à inflamação das bursas, que causa dor e afeta o desempenho das atividades diárias, como pentear os cabelos ou se vestir. Os tendões são compostos de fibras do tecido conjuntivo e têm a função de ligar músculos e ossos.

Por que a dor no ombro pode surgir?

A dor no ombro pode surgir em qualquer idade, mas normalmente é mais comum em jovens atletas que utilizam a articulação em excesso, como jogadores de tênis ou ginastas, por exemplo, e em idosos, devido ao desgaste natural da articulação. Normalmente, este tipo de dor é provocada por uma inflamação temporária das estruturas do ombro e, por isso, ...

Postagens relacionadas: