O que é planejamento de manutenção?

Índice

O que é planejamento de manutenção?

O que é planejamento de manutenção?

Planejamento e controle da manutenção (PCM) são as atividades para planejar e controlar a alocação de recursos, tempo e custos para garantir a eficiência e adequação das operações de manutenção, evitando desperdício de recursos ou mesmo períodos de parada devido a equipamentos defeituosos.

Como se realiza o planejamento das atividades na manutenção?

Os princípios de um planejamento de manutenção efetivo

  1. Planejar o trabalho de emergência;
  2. Acompanhar o andamento das ordens de serviço;
  3. Acompanhar o pedido e a necessidade de peças sobressalentes;
  4. Monitorar os trabalhos realizados e indicadores;
  5. Tornar-se referência para o gestor de manutenção.

Qual o objetivo do planejamento da manutenção?

Os objetivos do setor de Planejamento e Controle da Manutenção são bem simples: Garantir e elevar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção.

Quais conceitos devem orientar um planejamento de manutenção?

Afinal, não se trata apenas de organização, mas de uma série de ações para otimizar essa estratégia e garantir que os objetivos da manutenção sejam alcançados.

  • Aumento da qualidade. ...
  • Segurança. ...
  • Redução de custos. ...
  • Aumento da produção. ...
  • Pesquisa e coleta de dados. ...
  • Apontamento dos recursos. ...
  • Definição do cronograma.

O que é planejamento e Controle da manutenção?

O Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) é um núcleo estratégico do setor manutenção. Ele é o responsável por alinhar todo o processo. Isso, desde o planejamento à execução e análise da eficiência e qualidade dos trabalhos realizados.

Qual a importância do planejamento e Controle da manutenção?

O Planejamento e Controle de Manutenção define as melhores estratégias para alocar os principais recursos do setor de manutenção, que são: mão de obra, tempo e dinheiro. ... > Gerenciamento de consumo de peças, materiais e mão de obra nas manutenções, entre muitos outros. . .

Como elaborar um cronograma de manutenção preventiva?

Conheça o passo a passo para montar o plano de manutenção preventiva

  1. Checklist de manutenção.
  2. Verificação de custos.
  3. Definição de cronograma.
  4. Defina o tamanho da equipe.
  5. Atribua papéis de acordo com as necessidades.
  6. Acompanhamento de cada atividade e o progresso do plano.
  7. Métricas de produtividade.

Como planejar a manutenção de equipamentos?

Planejar é decidir com antecedência para identificar fatores como custos, benefícios, cronograma e recursos necessários. No que diz respeito à manutenção, principalmente a de equipamentos, uma programação bem feita é de suma importância. Com ela, é possível melhorar o processo de produção, além de reduzir os custos.

Como criar um plano de manutenção?

Um plano de manutenção pode ser criado com o auxilio de várias ferramentas. Algumas podem elevar ou diminuir a produtividade da construção, execução e gestão do plano. Mas independente da ferramenta escolhida, o que é e sempre será mais importante dentro do plano de manutenção são as informações nele contidas.

Como é o planejamento de manutenção efetivo?

O planejamento de manutenção, portanto, é usado para alocar recursos de planta e maquinaria, planejar recursos humanos, processos de produção e materiais de compra para que todos os ativos permaneçam em pleno funcionamento. Um planejamento de manutenção efetivo pode ser dividido em 6 princípios, sendo:

Por que o planejamento e controle da manutenção são importantes?

Quem trabalha no setor de manutenção sabe como a organização e o planejamento são importantes. Por isso, o Planejamento e Controle da Manutenção – PCM – representa um diferencial tão importante. Bom, antes de mais nada, é importante entender o seu significado.

Postagens relacionadas: