Como implantar a braquiária na lavoura de milho?
Índice
- Como implantar a braquiária na lavoura de milho?
- Quais são os benefícios de se usar o consórcio milho braquiária?
- Quais são as vantagens e desvantagens da implantação do consórcio milho braquiária?
- Pode plantar milho junto com capim?
- Quais as culturas que podem ser utilizadas no sistema de consórcio com milho?
- Para que serve a braquiária?
- Quantos quilos de semente de Brachiaria por ha?
- Quantos kg de Brachiaria ruziziensis por ha?
Como implantar a braquiária na lavoura de milho?
O consórcio com linhas alternadas de milho e braquiária pode ser realizado com a mesma semeadora utilizada para plantio de soja, ajustando-a para semeadura de uma linha de milho e outra de braquiária. Na linha do milho utiliza-se um disco para semear milho, e na linha de braquiária, um disco para semear sorgo.
Quais são os benefícios de se usar o consórcio milho braquiária?
Benefícios do consórcio milho-brachiaria
- Impede volatilização N, lixiviação K, fixação P, acumulando esses nutrientes na sua matéria seca através da grande produção de fitomassa aérea e radicular;
- Ajuda no controle de plantas invasoras por recobrimento, como capim-amargoso, além de diminuir o banco de sementes;
Quais são as vantagens e desvantagens da implantação do consórcio milho braquiária?
Maior possibilidade de diversificação de renda da propriedade, por causa do cultivo de grãos e da possibilidade de implantação de pecuária. Entre as desvantagens, destacam-se: Maior custo de implantação em virtude dos gastos com a compra de sementes da espécie forrageira.
Pode plantar milho junto com capim?
Em sistemas de integração lavoura-pecuária, o milho safrinha tem sido utilizado em consórcio com capins, visando à produção de forragem e de palhada para plantio direto, com várias alternativas de implantação desse consórcio, dependendo do objetivo do sistema de produção.
Quais as culturas que podem ser utilizadas no sistema de consórcio com milho?
Esta cultura pode ser consorciada também a outras leguminosas anuais, tais como, feijão-de-porco, mucuna anã, lab lab, crotalária, objetivando, principalmente, por meio da simbiose e da reciclagem, obter-se significativo aporte de nitrogênio que, em parte, é usado pela gramínea.
Para que serve a braquiária?
Além de oferecer forragem aos rebanhos, os capins do gênero Brachiaria também contribuem para a estruturação do solo e, em consórcio com culturas agrícolas como milho e café, proporcionam mais sanidade ao solo e ganhos de produtividade das culturas.
Quantos quilos de semente de Brachiaria por ha?
Para este exemplo, foi considerado a semente da Brachiaria brizantha cv. Marandu, com valor cultural de 50%, com plantio a lanço. Logo: Taxa mínima de semeadura = 520 / 50 = 10,4 kg de sementes por hectare.
Quantos kg de Brachiaria ruziziensis por ha?
2.000 kg Na dessecação da Brachiaria ruziziensis, a dosagem de glifosato utilizada pode variar de 1.300 kg a 2.000 kg de ingrediente ativo por hectare. Essa variação ocorre pelos seguintes fatores: massa de parte área da forragem (altura) e tempo entre dessecação e plantio da cultura em sucessão.