Qual melhor adubo para plantar mandioca?

Índice

Qual melhor adubo para plantar mandioca?

Qual melhor adubo para plantar mandioca?

2) adubação nitrogenada - a mandioca responde bem à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros), cujos efeitos favoráveis estão relacionados com o fornecimento de nutrientes e, certamente, com alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Qual o NPK para mandioca?

A análise de regressão demonstrou que a mandioca variedade Paulozinho respondeu linearmente à adubação mineral de NPK em relação aos indicadores de produtividade de raízes e ramas. A dose de 600 kg. ha-1 foi a que obteve maiores produtividades de raízes e ramas, porém a dose econômica foi a de 200 kg. ha-1 com 34,85 t.

Como Adubar mandioca na hora do plantio?

Para isso, escolhemos uma área relativamente plana, fazemos plantio direto, aplicamos insumos modernos como calcário e NPK. Só que o fósforo é colocado na cova na época do plantio e depois salpicamos o calcário sobre a superfície do solo, em torno de 200g por cova, o que dá duas toneladas de calcário por hectare.

Qual a recomendação para a adubação da mandioca?

A adequada recomendação da quantidade de fósforo e potássio a ser aplicada deverá ser feita por técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos mediante o uso dos resultados da análise de solo. A resposta da cultura da mandioca à adubação dependerá dos teores iniciais dos nutrientes presentes no solo.

Por que a mandioca é produzida?

Da mandioca é produzida a farinha e a fécula, também chamada de amido, tapioca ou goma. Ingrediente de várias receitas culinárias, a raiz também serve de alimento para animais.

Por que os mandiocais se dão bem?

Os mandiocais se dão bem em locais com boa distribuição de chuva, de mil a 1.500 milímetros por ano. Mas em regiões tropicais, a produção vinga com até 4.000 milímetros por ano, sem a ocorrência de estação seca. Neste caso, o solo deve ser bem drenado, pois o encharcamento apodrece as raízes.

Como cuidar das raízes da mandioca?

Para o bom desenvolvimento das raízes, principal produto da mandioca, os solos devem ser profundos e friáveis (soltos), sendo ideais os solos arenosos ou de textura média, por possibilitarem um fácil crescimento das raízes, adequada drenagem e facilidade de colheita (arranquio).

Postagens relacionadas: