Como pode a energia de um fóton ser dada por HF quando a simples presença da frequência F indica que a luz é uma onda?
Índice
- Como pode a energia de um fóton ser dada por HF quando a simples presença da frequência F indica que a luz é uma onda?
- O que são fótons e como podemos obter a energia de um fóton?
- Como calcular a energia de um fóton de luz?
- Por que a existência de uma frequência de corte no experimento do efeito fotoelétrico conta a favor da teoria dos fótons e contra a teoria ondulatória da luz?
- Por que a luz não tem massa?
- Como é formado o fóton?
- Qual é a energia de um fóton de luz amarela?
- Qual é a potência da luz?
- Quais substâncias serão escolhidas para a fotocélula?
- Qual a fonte com maior comprimento de onda?
- Como calcular a velocidade da luz?
Como pode a energia de um fóton ser dada por HF quando a simples presença da frequência F indica que a luz é uma onda?
Consoante a frequência da onda, a energia dos seus fotões é diferente. ... Qualquer onda é caracterizada pela sua energia, contudo esta varia de onda para onda, dependendo da sua frequência!
O que são fótons e como podemos obter a energia de um fóton?
Os fótons são as partículas que compõem a luz e podem ser definidos como pequenos “pacotes” que transportam a energia contida nas radiações eletromagnéticas.
Como calcular a energia de um fóton de luz?
Esta é a fórmula E = hf que dá a energia de um fotão. E é a energia expressa em Joules. h é a constante de Planck (6,62 x 10-34).
Por que a existência de uma frequência de corte no experimento do efeito fotoelétrico conta a favor da teoria dos fótons e contra a teoria ondulatória da luz?
No efeito fotoelétrico, por que a existência de uma freqüência de corte conta a favor da teoria dos fótons e contra a teoria ondulatória? ... No modelo corpuscular, a luz é feita de corpúsculos, fótons. Assim aumentar a intensidade da luz significa aumentar o número de fótons de mesma frequência.
Por que a luz não tem massa?
“Luz não tem peso”, diz o físico Ernesto Kemp, do Instituto de Física da Unicamp. ... “Eles pegam a clássica equação de Einstein que diz que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado (E = mc2) e misturam com outra que mede a quantidade de energia eletromagnética de um corpo”, afirma Ernesto Kemp.
Como é formado o fóton?
Um fóton surge quando ocorre a transição de um elétron de um átomo entre dois estados energias diferentes, o elétron ao passar de uma camada mais interna para uma mais externa ao receber energia, e se retornar para o estado inicial, emite a energia correspondente a essa diferença.
Qual é a energia de um fóton de luz amarela?
A luz amarela de uma lâmpada de sódio, usada na iluminação de estradas, tem o comprimento de onda de 589 nm. Qual a energia de um fóton emitido por uma dessas lâmpadas? (Resposta: 2,11 eV.)
Qual é a potência da luz?
A potência da luz é a energia que ela transfere para algum lugar em um dado tempo. Ela se relaciona com a taxa de fótons emitidos pela fonte luminosa. “Taxa de fótons emitidos” significa o número de fótons emitidos por unidade de tempo. Sendo a potência e energia total da luz emitida em um dado tempo, se dividirmos essa energia pela energia de
Quais substâncias serão escolhidas para a fotocélula?
Você deseja escolher uma substância para uma fotocélula, que irá operar, pelo efeito fotoelétrico, com luz visível. Quais, dentre as seguintes: tântalo (4,2 eV), tungstênio (4,5 eV), alumínio (4,08 eV), bário (2,5 eV) e lítio (2,3 eV), seriam escolhidas? A função trabalho de cada uma está entre parênteses.
Qual a fonte com maior comprimento de onda?
A fonte com maior comprimento de onda é a lâmpada infravermelha, que emitirá mais fótons por segundo. Como discutimos no item anterior, o número de fótons emitidos será dado por:
Como calcular a velocidade da luz?
A energia também pode ser descrita em função do comprimento de onda da luz usando a velocidade da luz. Uma dica: os valores em geral são pequenos. Pra garantir um cálculo mais exato, é uma boa usar um valor mais exato pra velocidade da luz.