Como pode atuar a equipe psicossocial nos casos de alienação parental?
Índice
- Como pode atuar a equipe psicossocial nos casos de alienação parental?
- O que caracteriza a alienação parental qual a atuação do psicólogo nesses casos?
- Como é feita a denúncia de alienação parental?
- Qual é o papel da psicologia jurídica em casos de alienação parental?
- Qual a importância da perícia psicossocial no processo de alienação parental?
- Quais os efeitos psicológicos da alienação parental?
- Qual a consequência da alienação parental?
- Qual é a síndrome de alienação parental?
- Qual a atuação do psicólogo na área de família?
Como pode atuar a equipe psicossocial nos casos de alienação parental?
Nos casos que envolvem demandas de alienação parental, o psicólogo irá trabalhar com o cuidado psicológico principalmente da criança, pois as sequelas que fica na criança podem segui-la por toda vida, influenciando em seu desenvolvimento.
O que caracteriza a alienação parental qual a atuação do psicólogo nesses casos?
Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou ...
Como é feita a denúncia de alienação parental?
A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la.
Qual é o papel da psicologia jurídica em casos de alienação parental?
De acordo com a bibliografia consultada, constatou-se que a atuação do psicólogo jurídico no contexto da alienação parental pode ocorrer de três formas: perícia e avaliação psicológica, mediação e acompanhamento psicológico (Brockhausen, 2012; Serafim e Saffi, 2012).
Qual a importância da perícia psicossocial no processo de alienação parental?
Toda vez que um juiz solicitar uma Perícia Psicológica ou um Estudo Psicossocial, irá designar um psicólogo perito, pois, este teoricamente terá conhecimentos técnicos específicos sobre o assunto em questão (ou pelo menos é o que se espera dele), como por exemplo, afirmar se há ou não indícios de Alienação Parental, ...
Quais os efeitos psicológicos da alienação parental?
A alienação, se não obstruída, pode causar a Síndrome da Alienação Parental (SAP) na criança e ocasionar inúmeros efeitos psicológicas e comportamentais graves, como desespero, distúrbios de identidade e imagem, depressão crônica, incapacidade de adaptação, sentimentos incontroláveis de culpa, isolamento, ...
Qual a consequência da alienação parental?
A Alienação Parental ou Síndrome de Alienação Parental é uma premissa capaz de provocar inúmeras consequências nefastas, tanto para o próprio alienador como, principalmente, para o cônjuge alienado, contudo, seus efeitos mais tocantes recaem sempre sobre os filhos.
Qual é a síndrome de alienação parental?
O conceito da síndrome de alienação parental surgiu na década de 1980, pelo psiquiatra norte americano Richard Gardner, como sendo uma conduta do genitor em alienar seus filhos com o objetivo de criar obstáculos, impedir e destruir o relacionamento fraternal com o outro genitor, sem que exista uma justificativa motivada para tanto.
Qual a atuação do psicólogo na área de família?
A atuação do psicólogo na área de família é ampla e abrange várias questões, destacando-se os casos em que se constata a alienação parental. Neste sentido, este artigo tem como objetivo geral refletir so-bre a importância da atuação da Psicologia Jurídica no Direito de Família, em especial, na questão da alienação parental.