Qual é a origem da chuva ácida?
Índice
- Qual é a origem da chuva ácida?
- Como chuva ácida é formada?
- Quais são os principais causadores da chuva ácida?
- Como a chuva ácida é formada e as principais reações?
- Quando foi a última chuva ácida?
- Tem chuva ácida no Brasil?
- Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?
- Quando ocorreu chuva ácida no Brasil?
- Qual a consequência da chuva ácida?
- Por que a chuva ácida é danificada?
- Por que as chuvas ácidas atingem várias nações?
- Como a água da chuva é ácida?
Qual é a origem da chuva ácida?
Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.
Como chuva ácida é formada?
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Quais são os principais causadores da chuva ácida?
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Como a chuva ácida é formada e as principais reações?
Nos gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a chuva ácida, com pH muito ácido.
Quando foi a última chuva ácida?
A concentração de gases enviados à atmosfera como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno ultrapassavam mil toneladas ao dia. A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 19.
Tem chuva ácida no Brasil?
Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.
Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
Quando ocorreu chuva ácida no Brasil?
A chuva ácida é um fenômeno atmosférico já registrado em partes do Brasil. O exemplo mais marcante foi o caso ocorrido na região da Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo, em 1977. Nessa região, gases emitidos pelas indústrias, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno, ultrapassavam mil toneladas por dia.
Qual a consequência da chuva ácida?
Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos. A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica.
Por que a chuva ácida é danificada?
A chuva ácida possui pH menor que 5,6 e por essa razão se torna capaz de corroer até mesmo pedras mais resistentes, como o mármore. A imagem abaixo traz uma estátua danificada pela exposição à acidez da chuva. O que provocou os estragos na estátua foi um ácido produzido pela reação da chuva com óxidos contendo enxofre.
Por que as chuvas ácidas atingem várias nações?
As chuvas ácidas atingem várias nações, entretanto, são mais comuns em regiões industrializadas e com grande fluxo de automóveis. Os países onde há maior incidência de chuvas ácidas são os do Hemisfério Norte, pois neles a atividade industrial é mais intensa, fato que promove grande emissão de gases poluentes na atmosfera.
Como a água da chuva é ácida?
(UEG) A água da chuva é normalmente ácida. Porém a presença de poluentes no ar atmosférico (ácido sulfúrico, ácido clorídrico, trióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio) torna a água da chuva mais ácida ainda. Sobre esse fenômeno, é INCORRETO afirmar: