Quais as formas de contaminação do Trypanosoma cruzi ao homem?
Índice
- Quais as formas de contaminação do Trypanosoma cruzi ao homem?
- Qual a principal forma de transmissão da doença de Chagas?
- Quais são os mecanismos de transmissão da DC?
- Quais os métodos para diagnosticar a doença de Chagas?
- Tem se tornado no Brasil uma das principais formas de transmissão da doença de Chagas?
- O que é fase aguda e crônica?
- Como está a parasitemia na fase aguda e crônica da doença?
Quais as formas de contaminação do Trypanosoma cruzi ao homem?
Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados. Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto. Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
Qual a principal forma de transmissão da doença de Chagas?
Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.
Quais são os mecanismos de transmissão da DC?
Os mecanismos de transmissão da DC ocorrem pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue ou por hemoderivados, acidentes de laboratório, transmissão oral e transplantes.
Quais os métodos para diagnosticar a doença de Chagas?
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Tem se tornado no Brasil uma das principais formas de transmissão da doença de Chagas?
A principal forma de transmissão ainda é, nos países mais acometidos, pela picada do inseto “barbeiro” (no Brasil, os dados mais atuais referem que esse mecanismo de transmissão foi interrompido desde 2006).
O que é fase aguda e crônica?
Fase aguda: é a fase da doença que surge após a infecção onde os sintomas clínicos são mais nítidos (febre alta, parasitemia elevada, etc.). É um período de definição: o paciente se cura, passa para a fase crônica ou morre.
Como está a parasitemia na fase aguda e crônica da doença?
A DC é dividida em duas fases: a crônica (tardia, de evolução lenta e com baixa parasitemia) e a aguda (inicial, de rápida duração, com elevada parasitemia e geralmente autolimitada). Na fase aguda, a patologia causa, principalmente, dilatação cardíaca e derrame pericárdico.