Como podemos caracterizar uma bacia hidrográfica?

Índice

Como podemos caracterizar uma bacia hidrográfica?

Como podemos caracterizar uma bacia hidrográfica?

Uma bacia hidrográfica é composta por um conjunto de superfícies vertentes constituídas pela superfície do solo e de uma rede de drenagem formada pelos cursos da água que confluem até chegar a um leito único no ponto de saída.

O que é uma bacia hidrográfica como ela está estruturada?

A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ... Desníveis dos terrenos orientam os cursos d'água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas.

O que é deflúvio de uma bacia hidrográfica?

Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde várias chuvas ocorreram.

Qual a importância da caracterização física de uma bacia hidrográfica?

As características físicas de uma bacia constituem elementos de grande importância para avaliação do seu comportamento hidrológico, pois, ao se estabelecerem relações e comparações entre tais características e os dados hidrológicos conhecidos, podem-se determinar indiretamente os valores hidrológicos em locais nos ...

Qual é a função de uma bacia hidrográfica?

A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e, automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da água consiste no abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.

O que é uma bacia de contribuição?

Na Hidrologia a Área de Contribuição, também conhecida como Bacia de Contribuição ou simplesmente Bacia, é determinada em função da topografia, separando-se as diversas bacias por meio de uma linha imaginária, Divisor das Águas, traçada ao longo das partes mais altas.

Quais são os elementos de uma bacia hidrográfica?

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.

Qual é o limite de uma bacia hidrográfica?

O limite superior de uma bacia hidrográfica é o divisor de águas (divisor topográfico), e a delimitação inferior é a saída da bacia (confluência). O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suas características morfológicas, ou seja, área, forma, topografia, geologia, solo, cobertura vegetal, etc..

Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.

Qual a forma de drenagem da bacia hidrográfica?

- Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem. Geralmente predomina na natureza a forma dendrítica, sendo resultado da interação clima - geologia em regiões com litologia homogênea.

Quando a bacia hidrográfica é subterrânea?

- Criptorreicas: quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cársicas. - Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem.

Postagens relacionadas: