Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?
Índice
- Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?
- Quais os tipos de reprodução dos poríferos Explique um pouco como ocorre essas reproduções?
- Quais são os tipos morfológicos das esponjas conforme o grau evolutivo?
- O que são Cnidarios e suas características?
- Quais são as características de uma esponja que classificam no reino animal?
- Como funcionam os poríferos?
- Qual a parede externa dos poríferos?
- Como funciona a digestão de poríferos?
- Quem é o esqueleto dos poríferos?
Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
Quais os tipos de reprodução dos poríferos Explique um pouco como ocorre essas reproduções?
A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. ... Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.
Quais são os tipos morfológicos das esponjas conforme o grau evolutivo?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela. Esta é revestida por coanócitos.
O que são Cnidarios e suas características?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Quais são as características de uma esponja que classificam no reino animal?
Resposta: Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.
Como funcionam os poríferos?
Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos.
Qual a parede externa dos poríferos?
A parede externa dos poríferos é chamada de pinacorderme. A cavidade interna é revestida pelos coanócitos, células ovoides e com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas. Existem ainda os amebócitos, células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos.
Como funciona a digestão de poríferos?
Os amebócitos, por fim, terminam a digestão e transmitem o material para o restante das células. Por ser uma digestão feita exclusivamente dentro das células do animal, dizemos que os poríferos possuem uma digestão intracelular.
Quem é o esqueleto dos poríferos?
Esqueleto. O esqueleto dos poríferos é formado por espícolas, estrutura de sustentação semelhante a agulhas que mantém o corpo da esponja ereto. Existem três tipos de estrutura de esponja: Ascon, Sicon e Lêucon.