Como pode ser caracterizada a delinquência?
Índice
- Como pode ser caracterizada a delinquência?
- Quais os fatores que influenciam a delinquência juvenil?
- O que é um comportamento delinquente?
- O que é um jovem delinquente?
- O que é delinquência socializada?
- O que significa sentir prazer ao delinquir?
- Quais os tipos de delinquência?
- Quais são as consequências sociais geradas pela criminalidade Infanto-juvenil?
- Qual o conceito de delinquência utilizado pela psicologia no trabalho de recuperação de pessoas violentas?
- Porque não se pode considerar um comportamento desviante como crime?
- Qual é o segundo tipo de delinquência?
- Qual a causa do crime e da delinquência?
- Como se produz a delinquência?
- Qual a origem da palavra delinquência?
Como pode ser caracterizada a delinquência?
A delinquência consiste em atos que infringem as regas de condutas normatizadas em uma sociedade. ... Entende-se como delinquência o ato de resistir ou infringir as regras morais ou normas convencionadas em uma sociedade.
Quais os fatores que influenciam a delinquência juvenil?
Um baixo envolvimento dos pais no que se refere aos cuidados necessários na vida de uma criança, a presença da violência no meio em que vive, a ausência da figura paterna e o uso de práticas educativas incompatíveis e que conduz o menor às práticas violentas são fatores preditores da delinquência infanto-juvenil.
O que é um comportamento delinquente?
O termo delinqüência é, por definição, um termo jurídico e não psicológico, uma vez que decorre da transgressão de normas codificadas. ... Os adolescentes, usualmente denominados delinqüentes, ou infratores, ou, ainda, autores de ato infracional, são aqueles que cometeram atos infracionais.
O que é um jovem delinquente?
A delinqüência juvenil tem sido considerada como um transtorno psicossocial, do desenvolvimento, que deve ser entendido pela sua complexidade, já que a sua manifestação ocorre a partir de variáveis biológicas, comportamentais e cognitivas do indivíduo; e contextuais, como características familiares, sociais e ...
O que é delinquência socializada?
A “delinquência socializada” consiste em actos delinquentes, do tipo grupal, enquanto elementos bem integrados de uma subcultura delinquente. Neste caso, trata-se de condutas adaptativas e não tanto desadaptativas.
O que significa sentir prazer ao delinquir?
Delinquência tem expressão de violência, ainda que indolor, do ponto de vista físico, invisível e simbólica. O gozo na violência se caracteriza quando o indivíduo experimenta o prazer com a violência em si, ainda que ela não resulte em dor nas outras pessoas, tendo, assim, como objetivo principal a própria violência.
Quais os tipos de delinquência?
Tipos de delinquentes juvenis
- Delitos menores contra a propriedade.
- Furtos em casa.
- Furtos no comércio.
- Furtos de veículos.
- Golpes.
- Desrespeito às normas sociais.
Quais são as consequências sociais geradas pela criminalidade Infanto-juvenil?
Das consequências da exclusão social, pode-se evidenciar os fortes riscos de violência em que crianças e adolescentes estão envolvidas, principalmente em se tratando de miséria, pobreza, desemprego, bem como demais problemas sociais e econômicos que atingem toda a população brasileira.
Qual o conceito de delinquência utilizado pela psicologia no trabalho de recuperação de pessoas violentas?
Assim, o delinquente pode ser um indivíduo que se satisfaz pelo sofrimento do Outro ou que, simplesmente aprecie a prática da violência, a percepção da dor. Podemos dizer que ao praticar uma conduta delituosa forma-se no inconsciente de desse indivíduo um tipo de satisfação, chamada adrenalina.
Porque não se pode considerar um comportamento desviante como crime?
Cada sociedade define o que é e o que não é considerado comportamento desviante. A definição pode variar muito entre uma e outra sociedade. ... Alguns tipos de comportamento são considerados tão prejudiciais que o governo elabora leis para proibi-los. A violação de tais leis é definida como crime.
Qual é o segundo tipo de delinquência?
A resistência a estas condutas delitivas faz com que os indivíduos voltem a interagir normalmente e ingressem de forma permanente em caminhos alternativos aos da delinquência. O segundo tipo de delinquência é persistente, muito mais perigoso e que apresenta condutas mais graves e violentas.
Qual a causa do crime e da delinquência?
É fato que o crime e a delinquência, em conjunto com a violência, é um dos principais problemas em nossa sociedade atual. No entanto, não existem explicações simples ou um entendimento único de suas causas. A diversidade de motivações que são abordadas pelos estudos sociológicos trazem alguma luz a esse tão complexo comportamento.
Como se produz a delinquência?
A delinquência não se produz de forma aleatória, parte da cultura, dos valores, dos conflitos econômicos, políticos, sociais... nos quais todos e todas nós estamos imersos.
Qual a origem da palavra delinquência?
Não à toa, a palavra delinquência vem do verbo delinquir, que quer dizer a prática de um delito. Esse termo costuma estar associado aos jovens, que teriam um comportamento mais rebelde na maioria dos casos e, então, seria mais sujeito à delinquência.