Como pode ser comprovada a variaçao histórica?
Índice
Como pode ser comprovada a variaçao histórica?
Falar de variantes históricas é falar que ao longo da nossa história, a língua muda. Literatura por exemplo, as produções literárias, são séc 16, 17, 18. Vemos ai outras expressões por exemplo: Você era Vossa mercê. Então as variações históricas estão associados aos diferentes usos da língua ao longo do tempo.
Como ocorre a variação linguística?
A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
O que é variação linguística e quais os tipos?
As variedades linguísticas diferenciam-se da norma-padrão por convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante insere-se. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Quais são exemplos de variação histórica ou diacrônica?
Vários exemplos de variação histórica ou diacrônica são dados ao longo do texto, que compara as formas de falar de tempos diferentes: "pegarão um defluxo em vez de um resfriado". c) ERRADA. As palavras usadas não têm sentido diferente, mas sim, o mesmo sentido, em épocas diferentes. d) ERRADA.
Qual a origem da variação geográfica?
Variação geográfica ou diatópica Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo. 2. Variação histórica ou diacrônica Ela ocorre com o desenvolvimento da história, tal como o português medieval e o atual.
Quais são as variações estilísticas?
As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.
Quais são as variações regionais?
Variações regionais: São os chamados dialetos, que são as marcas determinantes referentes a diferentes regiões. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando também esta modalidade estão os sotaques, ligados às características orais da linguagem.