Qual é o tipo de tecido que reveste a bexiga?

Índice

Qual é o tipo de tecido que reveste a bexiga?

Qual é o tipo de tecido que reveste a bexiga?

O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição.

Qual o epitélio que reveste o ureter e a bexiga?

O epitélio de transição - que reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra - é um epitélio estratificado cuja camada mais superficial é formada por células globosas.

Onde se localiza a bexiga no corpo humano feminino?

A bexiga encontra-se inferiormente ao peritônio, assentando no assoalho pélvico. Nas mulheres, a sua superfície inferior assenta na sínfise púbica e a parede posterior está em contacto com a vagina e o útero.

Qual é o epitélio da bexiga?

O epitélio da bexiga é denominado epitélio de transição, um epitélio pseudoestratificado cuja morfologia se modifica de acordo com o grau de distensão da bexiga. No estado não distendido, como aqui, esse epitélio parece ser formado por mais camadas.

Qual a classificação do epitélio de revestimento?

Quanto a classificação, o epitélio de revestimento pode ser dividido em três categorias principais com base no número de camadas celulares e no formato das células da camada mais externa: 1. Número de camadas: epitélios simples, estratificado e pseudoestratificado

Como são os tecidos epiteliais de revestimento?

Por Bruno Berger. Os tecidos epiteliais de revestimento apresentam suas células dispostas em uma ou mais camadas e são responsáveis pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo como a luz dos vasos sanguíneos e de todos os órgãos ocos.

Como são classificados os epitélios?

Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença de especializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios e os estereocílios.

Postagens relacionadas: