Quais os princípios básicos do Estatuto da Cidade?
Índice
- Quais os princípios básicos do Estatuto da Cidade?
- O que é o Estatuto da Cidade e a lei 6766?
- Qual é a diferença entre Plano Diretor e Estatuto da Cidade?
- O que é e para que servem o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor?
- Qual é a função do estatuto?
- Quais são as características do Estatuto?
- O que são políticas públicas urbanas e quais os objetivos principais dela?
- O que são os instrumentos do Estatuto da Cidade?
- Quais os principais objetivos da Lei 10257 de 2001 referente ao Estatuto da Cidade?
- Qual é o Estatuto da cidade?
- Quais são as diretrizes do Estatuto da cidade?
- Qual é o Plano Diretor do Estatuto da cidade?
- Quais são os instrumentos utilizados no Estatuto da cidade?
Quais os princípios básicos do Estatuto da Cidade?
O Estatuto da Cidade é a denominação oficial da lei 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política urbana" da atual Constituição brasileira. Seus princípios básicos são o planejamento participativo e a função social da propriedade.
O que é o Estatuto da Cidade e a lei 6766?
6766/79 também conhecida como Lei Lehmann. Os parcelamentos em área rurais são regidos fundamentalmente pela instrução normativa 17-B do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)1. Esta dispõe sobre o parcelamento do solo de imóveis rurais tanto para fins urbanos quanto para fins agrícolas.
Qual é a diferença entre Plano Diretor e Estatuto da Cidade?
Conforme os artigos 39º e 40º do Estatuto da Cidade, o plano diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade.
O que é e para que servem o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor?
É uma lei federal de número 10.257 que estabelece diretrizes de política urbana no Brasil e de diversos assuntos relacionados a urbanização. Dentre as diversas diretrizes que trata este estatuto, um dele é que os municípios com certas características (abaixo relacionadas) deverão ter um plano diretor municipal.
Qual é a função do estatuto?
Estatuto refere-se a normas jurídicas cuja característica comum é a de regular as relações de pessoas físicas e jurídicas, que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade. São preceitos legais e servem para regular a sociedade.
Quais são as características do Estatuto?
Estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, instituição, órgão, estabelecimento, empresa pública ou privada. Conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas que possam incidir sobre as pessoas ou coisas.
O que são políticas públicas urbanas e quais os objetivos principais dela?
A política de desenvolvimento urbano tem dois objetivos constitucionais essenciais: a ordenação do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, na forma que dispuser o Plano Diretor, e a garantia do bem-estar de seus habitantes (CF, art. 182, caput). ... 2º, inciso I, do Estatuto da Cidade.
O que são os instrumentos do Estatuto da Cidade?
Instrumentos previstos no Estatuto da Cidade como do parcelamento ou edificação compulsória, o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo, a desapropriação para fins de reforma urbana, o direito de preempção, são exemplos da aplicação deste princípio, se constituindo em avanço ...
Quais os principais objetivos da Lei 10257 de 2001 referente ao Estatuto da Cidade?
Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
Qual é o Estatuto da cidade?
O Estatuto da Cidade é a lei federal de nº 10.257 de 10 de Junho de 2001 que tem como objetivo estabelecer diretrizes gerais da política urbana no Brasil e assuntos relacionados a esta. Que se baseia na Constituição Federal do Brasil para criar uma nova ordem jurídico-urbana para fornecer acesso à terra e equidade em grandes cidades urbanas.
Quais são as diretrizes do Estatuto da cidade?
O Estatuto da Cidade oferece diretrizes gerais para fixação da política urbana e, também, instrumentos capazes de garantir o atendimento dessas postulações, condicionando o exercício do direito de propriedade, bem como elegendo institutos jurídicos e administrativos facilitadores da ação estatal em matéria de urbanismo.
Qual é o Plano Diretor do Estatuto da cidade?
O Plano Diretor é um dos pontos mais importantes do Estatuto da Cidade. De acordo com a ABNT, trata-se de um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.
Quais são os instrumentos utilizados no Estatuto da cidade?
Os instrumentos acima elencados são mecanismos utilizados para cumprimento do objetivo maior do Estatuto da Cidade, que é regulamentar (leia-se: organizar) o uso e a ocupação do solo urbano. São os instrumentos responsáveis por cumprir as diretrizes gerais previstas no Capítulo I, fazendo-as valer na prática.