O que é a Chinampa utilizada pelos astecas?

Índice

O que é a Chinampa utilizada pelos astecas?

O que é a Chinampa utilizada pelos astecas?

Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.

Como pode ser definida a Chinampa?

Chinampa é um tipo de canteiro flutuante construído de madeira trançada sobre áreas lacustres, nos quais realizava-se o cultivo de algumas planta e floresta imaginárias ê se desenvolve muitas flores.

Como era a sociedade asteca do século XV?

Resposta: Era organizada como uma monarquia mas religiosamente quem realmente comandavam eram os deuses que eram inúmeros a sociedade era composta de: grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli.

Para que servia as chinampas?

O cultivo de vegetais em jardins flutuantes, as chamadas chinampas, é uma técnica milenar, que sobreviveu em Xochimilco. No início, a ideia era ampliar o espaço de plantio e garantir que houvesse comida suficiente para os habitantes.

Quem trabalhava nas chinampas?

Por meio do sistema de chinampas foi possível que os Astecas, por exemplo, mantivessem bem alimentada uma gigantesca população na sua capital (que rivalizava, em números, algumas das grandes cidades europeias), sendo a agricultura a base da sua economia e a técnica das chinampas bem adaptada ao meio.

Como se organizava a sociedade asteca?

No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e no contato entre os homens e os deuses. Logo em seguida estavam os comerciantes e artesãos.

Postagens relacionadas: