Qual a importância da coluna de separação na destilação fracionada?
Índice
- Qual a importância da coluna de separação na destilação fracionada?
- Por que as colunas de destilação estão dispostas em fluxo contracorrente de líquido e vapor?
- Que são os pratos em uma torre de destilação?
- Como dimensionar uma coluna de destilação?
- Qual é a importância do controle dos níveis de uma coluna de destilação?
- Quais os principais problemas encontrados nas colunas de destilação?
- Como é feita a destilação?
- Qual é a destilação fracionada?
- Qual o ponto de ebulição do destilado?
- Qual a eficiência de uma coluna de fracionamento?
Qual a importância da coluna de separação na destilação fracionada?
Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição.
Por que as colunas de destilação estão dispostas em fluxo contracorrente de líquido e vapor?
O vapor que chega ao topo da coluna é resfriado e condensado no condensador. ... Essa configuração dos fluxos em uma coluna de destilação garante o contato contra-corrente entre as correntes de vapor e de liquido em todas os pratos.
Que são os pratos em uma torre de destilação?
Pratos são dispositivos colocados dentro de colunas de destilação que propiciam o funcionamento da coluna.
Como dimensionar uma coluna de destilação?
A realização do design e do dimensionamento de uma coluna de destilação envolve uma série de etapas que contemplam a determinação do número mínimo de estágios (ideais) de equilíbrio e a razão mínima de refluxo para a separação, a partir dos quais é possível determinar pares de número de estágios versus razão de refluxo ...
Qual é a importância do controle dos níveis de uma coluna de destilação?
Este controle permite a estabilização do perfil das composições, permitindo a estabilização da coluna pois, mesmo com o controle de nível e pressão, ainda pode ocorrer um comportamento instável.
Quais os principais problemas encontrados nas colunas de destilação?
Além das restrições operacionais típicas em todo processo petroquímico, como por exemplo, vazão, temperatura e/ou pressão máxima, as colunas de destilação apresentam outras restrições: hidráulicas, na separação e de transferência de calor.
Como é feita a destilação?
Na destilação, a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação (balão de fundo redondo) e aquecida , fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e então condensado, retornando à líquido (chamado de destilado ou condensado) e coletado em um frasco separado.
Qual é a destilação fracionada?
A destilação fracionada é usada para a separação de dois ou mais líquidos de diferentes pontos de ebulição. A Figura 2 mostra o esquema para uma destilação fracionada, o qual contém uma coluna de fracionamento, que consiste essencialmente de um longo tubo vertical através do qual o vapor sobe e é parcialmente condensado.
Qual o ponto de ebulição do destilado?
Com líquidos de pontos de ebulição muito próximos, o destilado será uma mistura destes líquidos com composição e ponto de ebulição variáveis, contendo um excesso do componente mais volátil (menor ponto de ebulição) no final da separação.
Qual a eficiência de uma coluna de fracionamento?
A capacidade de uma coluna de fracionamento é a medida da quantidade de vapor e líquido que pode ser passada em contra-corrente dentro da coluna, sem causar obstrução. A eficiência de uma coluna é o poder de separação de uma porção definida da mesma.