Qual é o conceito de Epidemiologia?
Índice
- Qual é o conceito de Epidemiologia?
- O que é Epidemiologia em saúde?
- Quais os três principais objetivos da Epidemiologia?
- O que é uma pessoa com morbidade?
- Qual a importância da Epidemiologia na área da saúde?
- Qual a função da Epidemiologia na área da saúde?
- São os principais objetivos da epidemiologia?
- Quais são os principais objetivos da epidemiologia?
- Qual é o conceito da epidemiologia?
- Qual o objetivo final da epidemiologia?
- Quem são os epidemiologistas?
- Qual o tipo de estudo mais empregado na epidemiologia moderna?
Qual é o conceito de Epidemiologia?
A epidemiologia define-se como estudo da distribuição e dos determinantes das doenças em populações humanas.
O que é Epidemiologia em saúde?
Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...
Quais os três principais objetivos da Epidemiologia?
estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.
O que é uma pessoa com morbidade?
Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
Qual a importância da Epidemiologia na área da saúde?
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
Qual a função da Epidemiologia na área da saúde?
A Epidemiologia oferece à Saúde Pública explicações para os problemas de saúde das populações, o que permite à Saúde Pública, saber como e quando agir, através de intervenções adequadas e resolutivas.
São os principais objetivos da epidemiologia?
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
Quais são os principais objetivos da epidemiologia?
O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .
Qual é o conceito da epidemiologia?
Convém ressaltar que, devido ao seu caráter eminentemente observacional, a moderna Epidemiologia estrutura-se em torno de um conceito fundamental denominado risco. Portanto, risco pode ser definido como a probabilidade dos membros de uma determinada população desenvolver uma dada doença ou evento relacionado à saúde em um período de tempo.
Qual o objetivo final da epidemiologia?
O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica.
Quem são os epidemiologistas?
Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.
Qual o tipo de estudo mais empregado na epidemiologia moderna?
Esse tipo de estudo tem sido o mais empregado na Epidemiologia moderna e é o desenho de investigação mais útil para a inspeção do trabalho na área de segurança e saúde. Um exemplo típico de estudo seccional é o estudo da prevalência de certa doença profissional entre trabalhadores de certa empresa ou de certo ramo de atividade econômica.