Como pode ser classificado o crescimento do feijoeiro e quais são os seus diferentes tipos?

Índice

Como pode ser classificado o crescimento do feijoeiro e quais são os seus diferentes tipos?

Como pode ser classificado o crescimento do feijoeiro e quais são os seus diferentes tipos?

Tipo I - hábito de crescimento determinado, arbustivo e porte da planta ereto. Tipo II - hábito de crescimento indeterminado, arbustivo, porte da planta ereto e caule pouco ramificado. Tipo III - hábito de crescimento indeterminado, prostrado ou semiprostrado, com ramificação bem desenvolvida e aberta.

Quais são os dois tipos de folhas que o feijoeiro possui?

O feijoeiro possui dois tipos de folhas, simples e compostas. As únicas folhas simples são as primárias, já presentes no embrião. As demais folhas são trifolioladas.

Como o feijão é classificado quanto ao tipo de desenvolvimento?

A escala de desenvolvimento das plantas de feijão divide o ciclo biológico nas fases vegetativa e reprodutiva. Essas, por sua vez, são subdivididas em dez estádios. A fase vegetativa (V) é cons- tituída dos estádios V0, V1, V2, V3 e V4, e a reprodutiva (R) dos estádios R5, R6, R7, R8 e R9.

Qual é a altura do feijão?

A altura média de corte das plantas foi de 93 mm (Tabela 1). Tabela 1 - Análise de variância da altura de corte das plantas e perda de grãos, em função da cultivar de feijão (CUL), do período de colheita (PER) e da velocidade de operação da colhedora (VEL).

Qual a diferença do feijão tipo 1 e tipo 2?

Nas embalagens de feijão, é possível ver a classificação tipo 1, 2 ou 3. O tipo 1, de melhor qualidade, cozinha mais rápido e é mais caro. ... Ao levar um produto inferior, já que o tipo 2 e 3 é um feijão mais velho, o consumidor também perde em qualidade nutricional.

Quais são as principais características do feijão?

O feijão é uma semente comestível da família das leguminosas. É uma das sementes mais consumidas no Brasil. ... - Possui uma boa quantidade de fibras (cada 100 gramas de feijão apresentam, em média, 19 gramas de fibras). - Ele é produzido durante todos os meses do ano.

Quais são as principais pragas do feijão?

Pragas do feijão de fases iniciais

  • Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)
  • Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus)
  • Larva-alfinete (Diabrotica speciosa)
  • Vaquinha (Diabrotica speciosa, Cerotoma arcuata)
  • Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens)
  • Mosca-branca (Bemisia tabaci)
  • Ácaro-rajado (Tetranhychus urticae)

Qual o tipo do caule do feijão?

- Haste: caule aéreo mais flexível e delicado. Ex.: pé-de-feijão. - Colmo: caule cilíndrico não ramificado cujos nós são bem aparentes e os entrenós formam gomos.

Quais os cinco estágios da germinação do feijão?

Estádios fenológicos do feijoeiro Mesmo com duração dos estádios fenológicos distintos, todos os tipos passam por V0, V1, V2, V3 e V4, que são as fases vegetativas, e R5, R6, R7, R8 e R9 que são as reprodutivas.

Quais são as fases do desenvolvimento do feijão?

Estádios vegetativos na escala fenológica do feijoeiro

  • V0 – Germinação.
  • V1 – Emergência.
  • V2 – Folhas Primárias.
  • V3 – Primeira folha composta aberta.
  • V4 – Terceira folha composta aberta.
  • R5 – Pré-floração.
  • R6 – Floração.
  • R7 – Formação das vagens.

Qual é o nome comum do feijoeiro?

Feijoeiro é o nome comum atribuído aos elementos da espécie Phaseolus vulgaris, pertencente ao género Phaseolus, da família Fabaceae (antigamente denominada por Leguminaceae). A espécie mencionada apresenta outros sinónimos, sendo que estes também são normalmente associados ao nome comum de feijoeiro ou ainda ao nome da sua semente (feijão).

Qual a importância do feijoeiro na agricultura sustentável?

Vieira, C. et al. Feijão: Aspectos gerais e culturais no Estado de Minas Gerais. UFV. Viçosa, 1998. 596p. Kluthcouski, J. et al. Fundamentos para uma agricultura Sustentável com ênfase na cultura do feijoeiro. EMBRAPA Arroz e Feijão, 2009. 452p. Carneiro, J. E. et al. Feijão do plantio à colheita. Editora UFV, 2014. 384 p.

Qual a importância do feijoeiro na irrigação?

Nessa fase o déficit hídrico pode reduzir consideravelmente a área foliar e consequentemente a produtividade, porém o feijoeiro também apresenta sensibilidade ao excesso de água, devendo haver um fornecimento adequado em caso de irrigação.

Qual a cultura do feijão comum no Brasil?

Araújo, R.S. et al. Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba: POTAFÓS, 1996. 786p. Vieira, C. Estudo monográfico do consórcio milho – feijão no Brasil. Viçosa: UFV, 1999, 183p. Thung, M.D.T.; Oliveira, I.P. Problemas abióticos que afetam a produção do feijoeiro e seus métodosde controle.

Postagens relacionadas: