Como é feito o processo de irradiação dos alimentos?
Índice
- Como é feito o processo de irradiação dos alimentos?
- Quais os alimentos que podem ser irradiados?
- Quais os efeitos da radiação nos alimentos?
- O que significa alimentos irradiados?
- Qual a irradiação dos alimentos?
- Como saber se o alimento foi irradiado?
- Quais foram as primeiras fontes de irradiação de alimentos?
- Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
Como é feito o processo de irradiação dos alimentos?
RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.
Quais os alimentos que podem ser irradiados?
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
Quais os efeitos da radiação nos alimentos?
Essa dose é chamada de dose pasteurizante e os estudos, até o momento, mostram que não há efeitos adversos para o alimento e para os consumidores. Essa radiação não deixa alterações e nem resíduos no alimento, pois os átomos radioativos devem cessar as suas atividades antes de os alimentos serem embalados.
O que significa alimentos irradiados?
Os alimentos irradiados são assim chamados pois passam por uma quantidade controlada de radiação ionizante. Esse método altera o processo fisiológico dos tecidos vegetais.
Qual a irradiação dos alimentos?
A irradiação dos alimentos não é uma tecnologia recente, pois é muito mais antiga e muito mais estudada que outros processos de conservação introduzidos na indústria alimentar nos últimos anos.
Como saber se o alimento foi irradiado?
O período de exposição à radiação é breve, desta forma, não causa qualquer prejuízo ao produto, pelo contrário, torna-o mais seguro ao consumidor. Para saber se o alimento foi irradiado procure o selo:
Quais foram as primeiras fontes de irradiação de alimentos?
Os equipamentos de raios X foram as primeiras fontes empregadas para irradiação de alimentos, sendo descartados, devido a pequena potência das máquinas existentes.
Qual a legislação de irradiação de alimentos no Brasil?
Irradiação de alimentos no Brasil. A legislação de irradiação de alimentos em vigor no Brasil é a Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001 (BRASIL, 2001) que aprovou o Regulamento Técnico para Irradiação de Alimentos.