Como é classificado o patrimônio?
Índice
- Como é classificado o patrimônio?
- Qual a definição contábil de patrimônio?
- O que é o patrimônio cultural imaterial?
- Quais os dois tipos de patrimônio?
- Qual a classificação do Património Cultural?
- Qual é o significado da palavra Patrimônio?
- Qual o patrimônio material do Brasil?
- Como fazer a classificação dos bens patrimoniais?
Como é classificado o patrimônio?
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
Qual a definição contábil de patrimônio?
O termo patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma “azienda”.
O que é o patrimônio cultural imaterial?
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Quais os dois tipos de patrimônio?
A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo.
Qual a classificação do Património Cultural?
O património edificado em Portugal obedece a regras precisas de classificação e protecção, definidas pela Direção-Geral do Património Cultural, nomeadamente nas vertentes histórica, cultural, estética, social, técnica e científica.
Qual é o significado da palavra Patrimônio?
Patrimônio é o que o pai deixa para o seu filho. Assim, a palavra patrimônio passou a ser usada quando nos referimos aos bens ou riquezas de uma pessoa, de uma família, de uma empresa. Essa ideia começou a adquirir o sentido de propriedade coletiva com a Revolução Francesa no século XVIII.
Qual o patrimônio material do Brasil?
O patrimônio material consiste, segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, no conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Como fazer a classificação dos bens patrimoniais?
Existem diversas propostas para fazer a classificação dos bens patrimoniais e cada uma delas pode ser usada em um determinado momento, dependendo do objetivo que se busca. Uma das mais importantes, conforme você já percebeu, é entre o que se pode ou não tocar. O conceito é: São os bens que existem fisicamente, podem ser vistos e também tocados.