Em quais porções pode ser dividido o esôfago?

Índice

Em quais porções pode ser dividido o esôfago?

Em quais porções pode ser dividido o esôfago?

ESÔFAGO

  • Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.
  • Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).
  • Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica.

Quais as constrições do esôfago?

O esôfago normalmente tem três constrições, onde estruturas adjacentes deixam impressões: Constrição cervical (esfíncter superior do esôfago): tem seu início, na junção faringoesofágica, a aproximadamente 15 cm dos dentes incisivos.

Onde se encontra o esôfago?

O esôfago é um tubo muscular oco, localizado entre a traqueia e a coluna vertebral e que conecta a garganta ao estômago. A parte superior do esôfago tem uma área especial de músculo que se afrouxa abrindo o esôfago quando sente a presença de alimentos ou líquidos. Este músculo é denominado esfíncter esofágico superior.

Qual o tamanho normal do esôfago?

O esôfago é um tubo musculoso que se estende da faringe até o estômago, apresentando um tamanho aproximado de 25 centímetros.

Quais os limites superior e inferior do esôfago quais são suas partes?

O esôfago é dividido em três partes:

  • Cervical, que cursa através do pescoço.
  • Torácica, que é localizada no tórax, mais especificamente no mediastino.
  • Abdominal, que atravessa o diafragma e chega ao abdome, onde alcança o estômago.

Quais são as camadas do esôfago?

O esôfago, em um corte transversal apresenta as seguintes camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.

Qual o músculo do esôfago?

O esôfago, diferentemente do que muitos pensam, não é formado exclusivamente por musculatura lisa. O terço superior do esôfago é constituído por musculatura estriada, a zona mediana é formada por musculatura estriada e lisa, e o terço inferior é composto por musculatura lisa.

Qual é a vascularização do esôfago?

Vascularização. A porção cérvico-torácica do esôfago é suprida pelas artérias tireoidianas inferiores, através de ramos ascendentes e descendentes. As artérias bronquiais e esofágicas, ramos diretos da parte torácica da aorta, também são responsáveis por parte do suprimento sanguíneo esofágico.

Onde começa e termina o esôfago?

Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia.

Qual a largura de uma garganta?

Em repouso, tem aproximadamente 15 centímetros. Quando contraída, tem cerca de 12 centímetros.

Como é formado o esôfago?

De modo geral, o esôfago é formado pelos mesmos tecidos que o restante do trato digestivo. Ele é revestido por epitélio não queratinizado (ou seja, possui células que não contém queratina, portanto são permeáveis) e protegido por muco de glândulas situadas em sua parede. A formação das estruturas musculares do esôfago dependem da sua localização:

Qual a causa da dor no esôfago?

Uma importante causa de dor no esôfago, apesar de rara, é a formação de lesões ou perfuração, que acontecem tanto pela presença de vômitos intensos, como durante procedimentos como endoscopia ou colocação de tubos nasogástricos, traumatismos em acidentes ou, até, devido à corrosão provocada por esofagite ou câncer.

Qual a maior porção do esôfago?

Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas. Alguns autores ainda reconhecem uma região denominada porção diafragmática, em que o esôfago atravessa o diafragma e atinge o abdome.

Qual a musculatura do esôfago?

O esôfago é constituido por musculatura de dois tipos. O esôfago cervical e o início do esôfago torácico é formado por musculatura estriada e a medida que ele aprofunda-se pelo tórax sua musculatura sofre uma transição para músculo liso de modo que no terço inferior do esôfago é predominante a musculatura lisa.

Postagens relacionadas: