O que causa a sífilis e como ela é transmitida?

Índice

O que causa a sífilis e como ela é transmitida?

O que causa a sífilis e como ela é transmitida?

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.

Quando a sífilis é contagiosa?

Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo. Mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

Quando não transmito mais sífilis?

Após o tratamento ainda demoram alguns dias até a bactéria da sifilis morrer e parar de ser transmissível.

Qual a forma de transmissão da sífilis?

A principal forma de transmissão da sífilis é por meio da relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada. Além disso, a doença pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto. Fatores de risco Alguns fatores são considerados de risco para contrair sífilis.

Como se trata a sífilis?

A infecção também é facilmente tratada, principalmente no início das lesões. É importante lembrar que a sífilis pode se manifestar de formas diferentes (sífilis primária, secundária, latente e terciária), sendo que nas fases primária e secundária, o risco de transmitir a infecção é maior.

Qual o motivo para o aumento dos casos de sífilis?

De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos para o aumento dos casos de sífilis é a escassez de penincilina (medicamento utilizado para tratar a doença) em âmbito global. Esse cenário existe desde 2014 e acarretou uma epidemia da doença no Brasil em 2016.

Como transmitir a sífilis para o feto?

Mulheres com sífilis que engravidam ou adquirem a infecção durante a gravidez e não fazem o tratamento adequado, podem transmitir a sífilis para o feto durante a gestação ou no ato do parto, causando assim a sífilis congênita. A sífilis congênita pode provocar malformações, morte fetal e aborto espontâneo.

Postagens relacionadas: