Por que o Depósito Compulsório é maior na conta corrente?
Índice
- Por que o Depósito Compulsório é maior na conta corrente?
- O que é a moeda escritural ou bancária?
- Qual é o depósito compulsório?
- Quem é obrigado a recolher os depósitos a prazo?
- Qual a diferença entre recursos à vista e depósito compulsório?
- Qual a motivação do depósito compulsório no Banco Central do Brasil?
![Por que o Depósito Compulsório é maior na conta corrente?](https://i.ytimg.com/vi/UxRr46Ho8u0/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAciKHDXHIZEPEsAcEqxSlIcyUN7Q)
Por que o Depósito Compulsório é maior na conta corrente?
Ao controlar o crédito disponível no mercado, o compulsório também acaba influenciando as taxas de juros — e, consequentemente o nível do spread bancário. Quanto maior for a reserva exigida pelo BC, maiores tendem a ser as taxas praticadas.
O que é a moeda escritural ou bancária?
Também conhecida como moeda bancária. Consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária. Cheques-papel e eletrônicos. ...
Qual é o depósito compulsório?
Depósito compulsório é uma medida que obriga os bancos e instituições financeiras a depositarem parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, em uma conta do Banco Central.
Quem é obrigado a recolher os depósitos a prazo?
Os bancos são obrigados a recolher 15% dos depósitos a prazo (CDB, por exemplo) feitos pelos seus clientes. Mas ao invés de depositar o dinheiro em espécie, o recolhimento é feito por meio de títulos públicos. Dessa forma, o banco fica com a remuneração do título.
Qual a diferença entre recursos à vista e depósito compulsório?
Em geral, recursos à vista têm uma alíquota menor de depósito compulsório, já o dinheiro que é depositado a prazo tem maior recolhimento. Há, ainda, uma diferença a mais entre os dois tipos de depósito: no caso dos recursos à vista, não há nenhum rendimento do dinheiro junto ao BACEN.
Qual a motivação do depósito compulsório no Banco Central do Brasil?
A principal motivação para criação do depósito compulsório no Banco Central do Brasil foi como um recurso de controle inflacionário. A explicação é que, como falamos, se os bancos realizassem operações com todo o dinheiro que têm haveria risco de alta circulação na economia. Imagine que um depósito de mil reais é feito por determinado cliente.